Prefeitura avança na construção da Unidade de Referência em Vigilância das Doenças Tropicais em Belém

A comunidade do bairro da Cremação está prestes a ganhar uma Unidade de Referência de Vigilância das Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet). A obra está sendo executada pela Prefeitura de Belém por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A Urvet, localizada na avenida Alcindo Cacela esquina com a rua São Miguel, vai garantir maior controle sobre as doenças tropicais endêmicas, como a dengue, esquistossomose e outras, causadas pela água não tratada, como diarréias e leptospirose.

“Essa Unidade que está sendo construída vai ser muito aproveitada por nós. A gente pediu muito essa Unidade de Vigilância porque a gente não tem esse controle de doenças tropicais em Belém. Para nós da comunidade é muito importante ver que a obra está avançando”, disse o conselheiro do Tá Selado, Júlio Chaves.

Em visita às obras de construção da Urvet na manhã desta quarta-feira,26, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância de obras como essa para que a gestão possa monitorar permanentemente os efeitos dos investimentos em saneamento na saúde pública de toda Belém.

“A obra está sendo executada pelo Promaben e por que uma obra de saneamento se a unidade é de saúde? É exatamente porque investir em saneamento evita investimento em tratamento de doenças provocadas pela falta de água potável e esgotamento sanitário. E mesmo a drenagem feita de forma correta não só evita alagamentos, mas também doenças como a leptospirose que afeta as pessoas que têm contato com a água contaminada. Daí ser uma obra dentro do Promaben”, explicou o prefeito.

Com previsão de entrega para outubro deste ano, a obra está sendo executada pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que vai aplicar no empreendimento R$ 2.873.462,41 oriundos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prédio será ampliado e terá 486 m² de área construída com dois pavimentos. A unidade deverá contar com laboratório, consultórios, área administrativa e outros espaços.

A Urvet se localiza na área de atuação do Promaben com planejamento para atender a população da bacia hidrográfica da Estrada Nova e de toda Belém. “A obra hoje está em fase de acabamento porque nós estamos concluindo o sistema de alvenaria. A parte do sistema elétrico praticamente está finalizada no pavimento térreo”, detalhou o engenheiro responsável pela obra,  Esaú Viana.

“Quero parabenizar a Prefeitura de Belém por essa obra demandada pela comunidade da Cremação, mas que vai abranger toda Belém nesse patamar da saúde”, disse o morador do bairro da Cremação e membro da Comissão de Fiscalização (Cofis), Luciano Pereira Bentes.

Texto: Joyce Assunção