Prefeitura estimula empreendedorismo e preservação ambiental com Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha

Incentivar o empreendedorismo e a preservação do meio ambiente a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha. Este é o objetivo da Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha que a Prefeitura de Belém promove nesta sexta-feira, dia 19 de abril, voltado para moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
A oficina será realizada Anexo III do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na avenida Bernardo Sayão, 3224, bairro da Condor, das 14h30 às 18h.
O objetivo é capacitar os moradores a reutilizar óleo de cozinha para a fabricação de velas aromáticas e sabão. Estão inscritas 30 pessoas para participar do evento. A oficina será ministrada pela engenheira agrônoma Tahnity Haarad Moura Chaves que é doutoranda em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local.
A reutilização do óleo de cozinha usado minimiza os efeitos do descarte incorreto e da poluição dos cursos d’água e do solo, trabalhando a sustentabilidade e com resultados positivos nos aspectos social, ambiental e financeiro, por meio do empreendedorismo.
“A Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, irá mostrar a importância da Educação Ambiental e a prática de reciclagem do óleo, os danos causados pelo descarte inadequado deste resíduo, bem como a quantidade de óleo utilizado e como deve ser corretamente feito o descarte do mesmo, fornecendo assim os meios necessários para que os participantes possam reciclar seu óleo e usá-lo na higienização da sua própria residência ou até mesmo comercializá-lo”, afirmou a subcoordenadora Ambiental do Promaben, Simone Martins.
Só para se ter uma ideia, um litro de óleo de cozinha usado descartado irregularmente pode contaminar 25 mil litros de água, além de obstruir a tubulação de pias e esgotos. Mas, com um litro de óleo é possível obter mais de um quilo de sabão que, além da economia doméstica, pode até render um bom dinheiro e contribuir com a preservação ambiental.
Gerado diariamente nos lares e estabelecimentos da cidade, o óleo utilizado em frituras é pouco reciclado, tornando-se “necessário promover a conscientização para que assim a população possa dar um destino adequado para este tipo de resíduo”, completou a subcoordenadora Ambiental do Promaben.
A fabricação de sabão é um dos métodos que vem se destacando e ganhando espaço cada vez maior pelo fato de ser um processo simplificado e economicamente viável. Além de ser uma alternativa viável, contribuindo no sentido de mitigar o impacto do descarte inadequado desse tipo de resíduo no meio ambiente.
Durante o evento, as pessoas vão aprender noções sobre o que é e como se faz a reciclagem do óleo de cozinha, qual a importância e benefícios da reciclagem e quais problemas ambientais são causados pelo descarte irregular.