Estação de Tratamento de Esgoto na Estrada Nova ultrapassa 66% de obra concluída

Chegam a pouco mais de 66% de conclusão as obras da primeira fase da única Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com ligação direta de Belém. A obra é da Prefeitura de Belém, executada pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Na manhã desta terça-feira, 02, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou o canteiro de obras e constatou o avanço dos serviços.

Depois de concluído, o empreendimento vai beneficiar mais de 140 mil pessoas de parte da Cidade Velha, Jurunas, Condor e Cremação. Com a ligação direta entre casas, comércios e a Estação, a obra vai evitar que os dejetos cheguem ao sistema de drenagem, como acontece hoje.

O coordenador do Promaben, Jammerson Leão, aponta que a ETE vai tratar todo o esgoto produzido nessa área da cidade o que corresponde a uma média de 143,26 litros de esgoto sanitário por segundo. “Todo o esgoto dessa região chegará aqui na Estação para o tratamento preliminar, onde será feito todo o processo de tratamento do material para que seja possível lançar os dejetos tratados a um quilômetro adentro do Rio Guamá. Esses dejetos não oferecerão mais nenhum problema porque já estarão tratados”, explica Leão.

A primeira fase da obra, que compreende prédios administrativos e urbanização da área da Estação de Tratamento de Esgoto, já está com 66% concluída, entrando em fase de execução de ligações elétricas e pavimentação.

“Belém não tem sistemas de tratamento de esgoto e isso é uma competência do governo do Estado. No entanto, estamos aqui investindo R$26 milhões nesta primeira etapa, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e que complementa a obra de macrodrenagem e urbanização da Bernardo Sayão. Estamos dando um presente a Belém que não é competência municipal, mas uma obra necessária”, reforça o prefeito Edmilson Rodrigues.

Texto:
Márcia Lima