O que você procura?

Subcoordenação Ambiental

O Promaben é um Programa que recebe financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pioneiro no Brasil a contar com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na ISO 14.0001. Esta ferramenta para a gestão ambiental das obras do Promaben foi recomendada pelo BID que financia parte do Programa. O SGA é implementado nos programas classificados na categoria “A”, pela OP-703. Junto com o SGA foi instituída a Comissão de Gestão, Monitoramento e Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental do Promaben conforme a Portaria Nº 031.

Programa de Educação Ambiental

As ações de educação da Subcoordenação Ambiental (SCA) são planejadas para o semestre em consonância com o cronograma de execução definido nas reuniões técnicas semanais com a equipe desta UCP. A seguir, temos uma síntese das ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) na área de abrangência do PROMABEN.

O PEAS está associado a conceitos de ecologia e integrado aos aspectos de transformações sociais. Cada curso proposto durante o período entende os princípios básicos para transformá-los em um instrumento formativo tanto sobre os aspectos ambientais quanto sociais à população beneficiada. O Promaben busca com esses cursos a mudança de comportamento, que corresponde à finalidade principal desse programa.

Dessa forma, o Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) visa promover a consciência e defesa ambiental com ênfase na participação social e na mudança positiva de comportamento da população. Uma das premissas é fomentar a sustentabilidade ambiental do projeto através da educação ambiental, com ações voltadas para a adequada utilização e manutenção dos sistemas microdrenagem e macrodrenagem urbanos, o sistema de esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água, e o sistema viário que serão instalados em consonância com a manutenção e conservação dos bens adquiridos.

No âmbito do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) na área de abrangência do Programa foram realizadas várias ações. No segundo semestre de 2021, o PEAS realizou 09 ações, entre julho e dezembro, atendendo 855 pessoas. No primeiro semestre de 2022, foram realizadas 05, entre março e junho, contemplando 950 pessoas.

A seguir, são apresentadas as ações executadas pelo PEAS, de maio de 2021 até junho de 2022. Os eventos foram realizados pela equipe do consórcio TPF/Synergia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável (Concaves):

Projetos

MAIO / 2021