Curso ou Evento:
Mutirão da Juventude (para coleta de material reciclável)

Curso ou Evento:
Mutirão da Juventude (para coleta de material reciclável)

Inscrições Abertas

Sobre a Ação

Esta ação tem o objetivo de elucidar sobre alguns comportamentos essenciais para proteger a natureza: economizar os recursos naturais, reduzir a produção de lixo, consumir somente o necessário, realizar a reciclagem, promover a coleta seletiva, adquirir produtos biodegradáveis, entre outros aspectos. Após a parte teórica os conhecimentos serão colocados em prática com a realização de um mutirão ambiental para promover a Educação Ambiental nas sub-bacias I e II.

·         Mobilização e participação da comunidade jovem;

·         Conscientização dos problemas ambientais intrínseco do local;

·         Mudança de comportamento;

·         Melhoria da qualidade de vida;

·         Melhoria do ambiente.

Resultados:

2ª Sessão:

O segundo Mutirão da Juventude, realizado em dezembro de 2021, teve o objetivo de sensibilizar a população para o tratamento adequado do resíduo sólido e sua reutilização. Além da proposta ambiental, a ação promoveu a inclusão social e qualificou moradoras para o mercado de trabalho de trabalho, proporcionando oportunidades geradoras de renda. Para o acontecimento da oficina, precisou-se realizar algumas atividades que contemplou as seguintes etapas:

I) Campanha de arrecadação de material reciclável: O Projeto Natal do BHEN começou com a arrecadação de garrafas PET, entre os dias 15/11/2021 a 30/11/2021, com a participação de órgãos Municipais, cooperativas de catadores, como Concaves e Instituto Renovação e empresas privadas, como a Equatorial Energia. Nessa ação foram arrecadadas mais de 3 mil garrafas para a confecção da árvore.

II) Oficina de Produção de árvore de Natal e de Enfeites Natalinos de Garrafas Pet aconteceu entre 9 e 15/12, com 40 moradoras da Cremação, Jurunas e Condor, bairros que serão diretamente beneficiados pelas obras de saneamento do PROMABEN. A oficina foi realizada na Igreja Dom de Deus, no bairro do Jurunas.

Montagem da árvore de Natal foi no Portal da Amazônia, no dia 16/12/2021 às 18h. A solenidade teve a participação do Sr. Prefeito Edmilson Rodrigues, representantes das secretarias parceiras e da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém que apresentou músicas com temas natalinos.

1º Sessão:

O Mutirão da Juventude foi realizado entre os dias 25 a 28/05/2021, tem como objetivo mobilizar e envolver a comunidade jovem da área do PROMABEN II e conscientizá-los sobre os problemas ambientais intrínsecos do território, promovendo a mudança de comportamento proporcionando melhoria da qualidade de vida e do ambiente no bairro da Condor. Foram arrecadadas três toneladas de material reciclável, que foram entregues para a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável (Concaves),  que fica Av. Bernardo Sayão, 2176 – Condor, Belém – PA, 66033-190. A ação teve a participação de 40 pessoas.

Lições aprendidas:

Com a execução das ações do Mutirão da Juventude, foi possível mobilizar e promover a participação da comunidade jovem da área de intervenção do PROMABEN II e conscientizá-los sobre os problemas ambientais intrínsecos do local, visando a mudança de comportamento com foco na sustentabilidade do planeta e resultando em uma melhoria da qualidade de vida e do ambiente no qual estão inseridos. A participação da comunidade na ação é essencial, pois tratará sobre mudanças de atitudes e comportamentos que devem ser adotados para a preservação do meio ambiente.

A seguir um gráfico que mostra o engajamento da participação dos moradores dos bairros Jurunas, Condor e Cremação.