Subcoordenação de Engenharia

O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) é um conjunto de ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Belém. Além das obras de saneamento, fazem parte do programa ações sociais e ambientais que complementam a atenção aos moradores dos bairros do Jurunas, Cremação, Condor, Guamá e partes dos bairros de São Brás e Cidade Velha, em Belém.

As obras do Promaben II, na sub bacia 1 iniciaram em novembro de 2019 e da Sub bacia 2, em outubro de 2020.

Atualmente, São dois os contratos geridos pelo programa, ambos com a Construtora Central do Brasil. Um para execução de Obras de Macrodrenagem, Microdrenagem, Sistema Viário, Urbanização, Sinalização, Melhorias no Sistema de Abastecimento de Água e Sistema de Comportas na Sub Bacia 1 da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova. Contrato de número 20 de 2019.

E o outro é o contrato de número 14 de 2020, que prevê execução de obras de macrodrenagem, microdrenagem, sistema viário e obras de artes especiais no montante da Sub- Bacia 2 da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova.

A previsão de entrega das obras na Sub bacia 1 e Sub bacia 2 são setembro de 2021 e fevereiro de 2022, respectivamente.

Estudo hidrológico para a Sub-Bacia 2

O estudo hidrológico e as definições de premissas a serem adotadas para o sistema de Macrodrenagem na Sub-Bacia 2 da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova – BHEN, bem como a avaliação e as adequações para o trecho já implantado nesta sub-bacia foram apresentados para concorrência no Processo Licitatório para a contratação de Consultoria Individual Nº 1/2019 do Promaben. Esse processo formalizou o contrato Nº 17/2019 no dia 21 de Agosto de 2019.

Os resultados desse estudo podem ser encontrados no documento abaixo: