Estudantes da Estrada Nova são preparados para serem multiplicadores ambientais

Conscientizar os jovens para a importância da preservação do meio ambiente, a partir da compreensão das obras de saneamento que estão sendo realizadas em seus bairros, e prepará-los pra serem multiplicadores ambientais. Esse é o objetivo do minicurso “Rede de água, esgoto e drenagem: benefícios à saúde e meio ambiente, custo e manutenção” que a Prefeitura de Belém está realizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary, no bairro da Condor.
Voltado para estudantes do 8º ano do ensino fundamental dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, o curso aborda as obras que estão sendo realizadas nesses bairros, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).
Iniciado no último dia 23, no horário das 14h às 16h30, o minicurso reúne 20 estudantes e será encerrado nesta quinta-feira, dia 25 de abril, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotary, no bairro da Condor.
Mirela Vitória de Oliveira Correa, 12, moradora da Condor, está achando o minicurso “muito bom porque a gente aprende sobre o meio ambiente, a conhecer mais o meio ambiente e entender ele. E que a gente pode colaborar, por exemplo, não jogando lixo na rua, cuidar da natureza, não cortar as árvores porque isso faz muito mal ao meio ambiente”. Ela diz que pretende “falar com meus colegas como é que a gente pode ajudar sobre meio ambiente e eles entenderem também um pouco e não fazer isso (jogar lixo na rua) também”.
Moradora também da condor, Viviane Castro Rodrigues, 12 anos, está achando o minicurso “muito interessante para o nosso aprendizado, estou achando legal porque a gente está aprendendo sobre saneamento básico, da água e da rede de esgoto”.
Multiplicadores
A Prefeitura espera que esses estudantes possam difundir as informações que estão sendo repassadas a eles sobre sustentabilidade, preservação e conservação do meio ambiente, principalmente em relação aos novos sistemas de água, esgoto e drenagem urbana que estão sendo implantados nesses bairros da Bacia da Estrada Nova.
“Hoje o Promaben executa obras de macrodrenagem e micro drenagem. Então é importante trazer esse curso para as salas de aula e para a comunidade, uma vez que essas comunidades onde as obras estão sendo feitas são afetadas diretamente”, afirma o engenheiro ambiental, Geovane Teixeira, assessor da Subcoordenadoria Ambiental do Promaben.
“Estamos falando com um público de crianças e adolescentes onde eles conseguem visualizar aqui de forma teórica, mas quando eles chegarem nas suas casas nas suas comunidades, onde a obra está sendo executada, eles conseguirão visualizar de forma prática todo o funcionamento das obras que estão acontecendo”, explica.
COP-30
A técnica pedagógica, Círia de Nazaré Balieiro Tavares, coordenadora Pedagógica da Escola Rotary, considera a iniciativa “fundamental. Este ano nós estamos trabalhando com o meio ambiente. Então receber esse minicurso aqui abre muitas portas. A gente está no aguardo da COP-30. É isso que a população necessita de informação, ser ouvida, ela necessita realmente entender, não ver o saneamento básico como se fosse algo que não fizesse parte da vida, mas como intrinsicamente ligado a todos os dias. E a escola é o ambiente propício pra disseminar essas informações, pra que eles sejam multiplicadores,”.
O conteúdo do minicurso inclui noções sobre o uso, funcionamento e manutenção das redes de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana e sua importância para a sociedade e para a melhoria da qualidade de vida e ainda sobre os custos para manutenção e operação dos sistemas.
Eles também recebem informações sobre a importância dessas obras para a saúde e meio ambiente. Além disso, o minicurso visa contribuir para incentivar o sentimento de pertencimento e sustentabilidade quanto aos serviços a serem implantados e as alterações da paisagem.