O que você procura?

Famílias do entorno das obras de saneamento da Estrada Nova recebem serviços da ação Março é das Manas

Oficina de turbante, vacinação, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, orientações jurídicas, orientações sobre saúde menstrual e sobre a ação dos chás foram alguns dos serviços disponibilizados na manhã desta quinta-feira, 14, no Centrão da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação.

A ação faz parte da programação Março é das Manas, da Prefeitura de Belém, realizada pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com a Coordenadoria Antirracista (Coant) e as Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma).   

População entusiasmada

Para a moradora da Cremação, Irene Santos, de 79 anos, aposentada, a programação diversificada a ajuda a cuidar um pouco mais de si mesma e lembrar que além de cuidar dos outros as mulheres precisam cuidar de si mesmas.

“Eu sou aposentada, trabalhei desde os 14 anos cuidando da casa dos outros, agora tenho que cuidar da minha casa. Então, não dá tempo de ficar indo no salão, aí a gente aproveita esses dias para cortar o cabelo, aprender a fazer turbante bonito, para ficar bonita”, conta a aposentada. 

Aluna do curso de pedreiro, realizado em parceria do Promaben e Senai, Nara Teles, de 52 anos é moradora do Jurunas e também foi ao evento fazer os testes rápidos e atualizar as vacinas. Para ela esse é um momento de fazer algumas coisas que são negligenciadas no cotidiano. “É importante ficar de olho na nossa saúde. Às vezes, vamos vivendo com tanta coisa para fazer que esquecemos da gente mesmo, aí quando tem esses momentos precisamos aproveitar”, afirma a aluna. 

Impacto – A ação direcionada às mulheres da área de atuação do Promaben, remanejadas e remanescentes das obras do programa, já se tornou uma tradição e é realizada pelo terceiro ano consecutivo. 

“As obras do Promaben vão atender diretamente os bairros da Cremação, Condor e Jurunas, mas terão impacto em boa parte da cidade, com quase 200 mil pessoas atendidas com obras”, explica a subcoordenadora social do Promaben, Regina Pena. 

Ela ressalta, que o Promaben tem uma atuação além das obras, pois desenvolve ações junto à população conscientizando sobre resíduos sólidos, sobre participação cidadã e promovendo uma melhoria na qualidade de vida da comunidade.