O que você procura?

Formação de agentes ambientais movimenta moradores, durante programação em praça no Jurunas

Moradores do bairro do Jurunas receberam capacitação como agentes ambientais. A capacitação foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Mais de cinquenta pessoas participaram do evento, realizado nesta quarta-feira, 20, na Praça da Caripunas Beira-Mar, no Jurunas. 

A moradora do Jurunas, Nataly Alves, de 25 anos, dona de casa, acredita que esse tipo de formação é muito importante para todos ficarem atentos com a saúde. “Agora, eu entendi muitas coisas sobre a questão da saúde e de como o ambiente interfere no nosso dia a dia. Separar o lixo, destinar corretamente, ajuda a fazer com que a nossa saúde não seja prejudicada”, afirma a moradora, que, além de fazer a capacitação, também aproveitou os serviços de testagem rápida que estavam sendo oferecidos no evento. 

Plano de mitigação de impactos

A formação ofertada pela Prefeitura de Belém faz parte do Plano de Mitigação de Impactos das Obras de Duplicação da Avenida Bernardo Sayão, que aproveitou o momento e levou também serviços de aconselhamento jurídico, oferecidos pela Coordenadoria Antirracista (Coant), testagens e vacina fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além da distribuição de mudas feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e esclarecimento de dúvidas e cadastro únicos ofertados pelo CRAS Jurunas.

Consciência ambiental      

Para a subcoordenadora ambiental do Promaben, Simone Ribeiro, o objetivo é promover a consciência ambiental e esclarecer seus efeitos positivos para a cidade. “Ter consciência ambiental nada mais é do que compreender o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que certos atos no cotidiano podem causar a ele, é entender que a sobrevivência dos ecossistemas depende do coletivo”, explica. 

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: