O que você procura?

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Belém chegam a mais de 25% de conclusão

As obras da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) chegaram a mais 25% de conclusão e em breve vai garantir o tratamento de parte dos rejeitos de esgoto da cidade antes de ser descartado. Trata-se de uma obra que vai trazer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar para cerca de 84 mil lares de Belém, de quatro bairros da cidade. 

Iniciada em dezembro de 2022, a construção da ETE tem previsão de conclusão para janeiro de 2024 e deve requerer um investimento público de mais R$ 26 milhões.

O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) é a pasta responsável por executar a obra. De acordo com o sub-coordenador de Engenharia do Promaben, Jamerson Leão, os trabalhos atualmente se encontram na confecção dos blocos que irão sustentar o emissário, que vai fazer o descarte da água já tratada e limpa, há cerca de um quilômetro, para dentro do rio Guamá.

“Após essa estação de tratamento finalizada todos os esgotos dos bairros ao redor virão para cá, resolvendo parte da questão do déficit de esgoto em Belém”, pontua Jamerson Leão. 

Preocupação ambiental

Situada na Avenida Bernardo Sayão, esquina da Travessa Quintino Bocaiúva, a ETE mostra a intenção da gestão municipal em tornar Belém uma cidade mais sustentável e com preocupação ambiental, de modo que favoreça a vida das pessoas que vivem na capital paraense. “Tratar a rede de esgoto é mais um ponto positivo para uma cidade que vai sediar um dos maiores encontros sobre clima e meio ambiente do mundo, a COP-30”, destacou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 

De acordo com o prefeito, que acompanhou o andamento das obras da ETE, nesta quarta-feira, 26, a obra vai mudar de forma radical a qualidade de vida do povo. “Ela é a primeira grande obra de engenharia capaz de tratar os esgotos de, pelo menos, 80 mil residências, de forma que a estação vai ajudar Belém também em termos da saúde pública”, concluiu o prefeito. 

Texto:

Fabricio Lopes