Trabalho social de Projetos de Macrodrenagem e Urbanização na Amazônia é tema de discussão na UFPA

O trabalho social foi o tema do encontro que reuniu representantes de projetos de macrodrenagem e urbanização de Belém, Manaus e Parauapebas de 21 e 22 de setembro, no auditório do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Trabalhadores do serviço social e ambiental dos programas e pesquisadores participaram do I Encontro: A implementação do Trabalho Social na Região Norte: As experiências do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação dos Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

O trabalho social é um dos suportes fundamentais dos programas pois é ele que lida diretamente com toda a população envolvida e beneficiada pelos projetos. A subcoordenadora social do Promaben, Regina Penna, explica que antes das obras as equipes sociais já estão em campo para conhecer a realidade dos locais afetados. “Além disso, a experiência desse momento ajuda a sintetizar todo um acúmulo nas intervenções desses Programa e terá como encaminhamento a criação de um Fórum Regional para dialogar com o Fórum. Nacional, assim como também servirá para produzir um livro sobre as experiências que vai registrar e legitimar um protocolo de intervenção para o Trabalho Social em Programas de Saneamento”, conta a subcoordenadora.

É essa experiência trocada entre programas de saneamento de cidades dentro da Amazônia em estágios diferentes de urbanização que pode melhorar o alcance dos programas, como aponta a assistente social do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação dos Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), Ane Amorim, “A gente diz que o Prosap ainda é um bebê, porque começou em 2017 e quando vê a experiência do Prosamin e do Promaben que já vem com toda essa experiência com certeza acrescentou bastante conhecimento e já pode apontar alguns caminhos para que possamos implementar alguns processos com mais segurança”, afirma.

O Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), lançado em 2021, é um conjunto de ações e intervenções que conciliam as experiências e lições aprendidas na execução de grandes obras de infraestrutura; e na transformação da vida de milhares de famílias que foram retiradas de áreas de risco, através dos programas Prosamim e ProsaiMaués. Pelos números, o Prosamin+ já demonstra bastante experiência em reassentamento de famílias, mas segundo a subcoordenadora Social do Programa, Viviane Duarte, sempre há o que aprender. “Participar desses encontros traz a oportunidade de fazer uma reflexão de toda a prática realizada até aqui. A gente consegue fazer uma reflexão sobre os tipos de soluções para reassentamento. Pra gente hoje é de profunda gratidão poder ser oxigenado pelas experiências dos outros programas”, relata.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Subcoordenação Social do Promaben, em parceria com o consórcio TPF/Synergia, o Grupo de Políticas Urbanas e Movimentos Sociais na Amazônia Globalizada (GPPUMA/UFPA) e Programa de Apoio à Reforma Urbana (PARU/UFPA).