O que você procura?

Promaben começa o Cadastramento Físico na Ilha Bela

Cinco duplas de cadastradores começaram nesta segunda-feira, 02 de agosto, a percorrer os 121 imóveis da Ilha Bela, área ocupada sobre o canal da Quintino, na Cremação. O objetivo é realizar o Cadastramento Físico, etapa em que os profissionais capacitados medem os imóveis e recolhem as informações técnicas dos terrenos e benfeitorias. O Cadastramento Físico é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), e é parte essencial para dar prosseguimento às obras do Programa.

São as informações do Cadastramento Físico que subsidiarão os laudos de avaliação dos imóveis com os valores devidamente atualizados segundo os preços de mercado vigentes. O assessor da Subcoordenação de Engenharia, Arthur Amaral, explica que realizar o cadastro é importante para o morador porque é através dessas informações que serão dadas as soluções para a vida dele.

“Tendo em vista que o morador vai ter que sair daquele local, a gente precisa dar soluções cabíveis e as melhores soluções para a vida desses moradores”, afirma.

Nesta segunda-feira, cada equipe foi orientada a cadastrar cinco dos 121 imóveis. “Esse ritmo vai garantir que o trabalho seja feito em tempo hábil”, afirma o Wankes Chaves, chefe da equipe de engenharia e arquitetura. “Nesse começo, a maioria dos imóveis são menores. No final do trecho já são maiores então é normal ter maior agilidade e eficiência nesse início”, explica ele.

Ao todo a obra vai afetar 357 moradores da área que representam 113 famílias. O prazo para encerrar o cadastramento é 20 de agosto.

ESPERANÇA – Nos becos e vielas da área a principal pergunta feita pelos moradores é: Quando? Para Maria da Glória Gonçalves, de 38 anos, moradora da área há 20, acredita que com as obras vai poder sair da vizinhança. “Há um ano eu tive que abandonar aqui por causa dos constantes alagamentos. Além disso, perdi um irmão aqui na porta por causa da violência e agora que eu estou conseguindo reabrir a loja e trabalhar”, conta.