Prefeitura mobiliza moradores para selagem dos imóveis do Miolo do Jurunas

Os moradores do Miolo do Jurunas, no bairro do Jurunas, receberam a visita, na manhã desta segunda-feira, 02/08, de assistentes sociais da Prefeitura de Belém, que percorreram as ruas e vilas, entregando panfletos e explicando sobre as obras que serão realizadas na área pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben.

O Miolo do Jurunas fica localizado no perímetro entre a Rua Fernando Guilhon e Travessa Quintino Bocaiúva e entre a Avenida Bernardo Sayão até a rua Honório José dos Santos. Corresponde ao quarto e último trecho da linha de obras do Promaben.

Feita pela equipe Social do Promaben, a mobilização prepara os moradores para receberem a equipe da Engenharia que vai entrar na área nesta terça-feira, 03/08, para iniciar a selagem dos imóveis. Os engenheiros vão localizar a linha da obra e identificar os imóveis que serão afetados pelas.

“Posteriormente com o relatório de selagem em mãos a equipe Social vai entrar realizando o cadastro socioambiental e em seguida a equipe de Engenharia realizará o cadastramento físico dos imóveis”, explicou o engenheiro civil, Arthur Amaral, assessor da Subcoordenação de Engenharia do Promaben.O cadastro socioambiental termina no próximo dia 12 deste mês. O cadastro físico se encerra no dia 20 de setembro.

Já foram feitos os cadastramentos e identificados 77 imóveis no trecho um, 229 imóveis, no trecho dois e 121 imóveis no trecho três. O quarto trecho ainda está passando pela fase de levantamento dos imóveis.

“Esses cadastramentos estão sendo feitos para que a gente possa implantar as obras de saneamento nessas áreas então nós vamos levar melhorias em relação ao saneamento, tratamento de água, sistema viário, esgoto e drenagem. São as obras que vão chegar nessas áreas, levando bem-estar e melhor infraestrutura para aquela região”, explica Arthur.

A assistente Social Sâmia de Sousa, 26, que mora desde os dois anos no Miolo do Jurunas, está esperançosa. “Eu acho que essa obra pode ajudar a gente. Vai ser bom pra população. Eu acho isso. Tomara que melhore, espero que sim”. Já a autônoma Conceição do Socorro Silva dos Santos, 51, acredita que “vai ser ótimo, acho bom porque tem muitas famílias que moram aqui que estão há tanto tempo morando aqui sem uma melhoria”.

A selagem consiste na aplicação de um adesivo, chamado Placa de Selagem, que contém o número do cadastro de Engenharia, considerado a base para os cadastros sociais, que é colado em local visível na fachada dos imóveis. Esta identificação vai facilitar o processo de aplicação das entrevistas do cadastramento socioambiental.

Após a selagem é feito o congelamento da área, onde não poderão mais ser construídos novos imóveis e que será reservada para os estudos de avaliação feitos a partir do cadastramento físico, assim como para garantir a segurança dos moradores das áreas de risco.