Prefeitura garante avaliação justa dos imóveis atingidos pelas obras do PROMABEN

A Prefeitura de Belém, por meio da equipe técnica de Engenharia do Consórcio TPF/Synergia, iniciou, nesta segunda-feira (03/05/2021), o cadastramento físico dos imóveis atingidos pelas obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN), no Trecho 01, localizado na Av. Bernardo Sayão, entre Rua dos Mundurucus e Rua Fernando Guilhom.

O cadastro fundiário consiste no levantamento físico das medidas dos imóveis para elaboração da planta baixa da edificação e do terreno de todos as unidades habitacionais localizadas no respectivo trecho. Essas plantas são georreferenciadas com todas as informações técnicas dos terrenos e benfeitorias necessárias para que sejam produzidos os laudos de avaliação dos imóveis, com os valores devidamente atualizados segundo os preços de mercado vigentes.

A engenheira do Consórcio TPF/Synergia, Flávia Mendes, afirma que, levando em consideração que os laudos de avaliações antigos, na maioria dos casos, não representam as características atuais e, consequentemente, financeira dos imóveis, o cadastro fundiário é uma questão de justiça para os moradores: “Se nós utilizássemos os laudos de avaliações de imóveis antigos, em alguns casos, os moradores teriam prejuízos financeiros. Essa não é o tipo de conduta adotada pela nossa equipe técnica e, tampouco pela UCP/Promaben que tem esse cuidado e zelo com o social”.

O cadastramento físico será realizado em 71 imóveis localizados na Avenida Bernardo Sayão, entre a Rua dos Mundurucus e a Rua Fernando Guilhon, que já foram selados e as famílias já responderam ao cadastramento social.
SELAGEM – A equipe de Engenharia também continua fazendo a selagem dos 265 imóveis do segundo trecho, na Avenida Bernardo Sayão entre Fernando Guilhon e Quintino Bocaiuva.

As equipes percorrerão quatro quadras da avenida Bernardo Sayão até o dia 05 de junho. A selagem consiste na identificação dos imóveis com uma placa contendo o número do cadastro social. Ela é feita nos imóveis que se localizam dentro da linha da obra que estão sendo preparados para o cadastramento socioambiental.

Após a selagem, a área é demarcada para estudos de avaliação dos imóveis e não serão mais incluídos outros imóveis nela, prevenindo ocupações irregulares e garantindo a segurança dos moradores de áreas críticas.

Raimundo Sena