Prefeitura encerra cadastro socioambiental do primeiro trecho do Promaben

A Prefeitura de Belém encerrou, nesta quarta-feira, 05, o cadastramento socioambiental dos 91 imóveis do primeiro trecho do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, localizado Avenida Bernardo Sayão entre Rua dos Mundurucus e Fernando Guilhon, na Sub Bacia 1.

Nesta quinta-feira, 06, será feita a revisão dos formulários que necessitavam passar por uma análise de dados de moradores que não estavam em casa na hora da visita dos cadastradores. Os relatórios finais do cadastramento do primeiro trecho serão elaborados nesta quinta-feira, 06 e na sexta-feira, 07. O primeiro trecho foi concluído dentro do prazo previsto no cronograma de cadastramento social.

Na segunda-feira, 10, será iniciada a mobilização e na terça-feira, 11, começa a aplicação dos formulários no segundo trecho do programa, localizado na Avenida Bernardo Sayão entre Fernando Guilhon e Quintino Bocaiúva, totalizando 265 imóveis.

“As famílias estão muito esperançosas no Programa, estão bastante confiantes nessa gestão e inclusive sentindo a maior organização das equipes em campo, a seriedade da aplicação do cadastro e o planejamento e isso é importante”, avalia a socióloga do Consórcio TPF/Synergia, Fátima Catunda.

Thais de Andrade, 29, desempregada, cuida da avó, Hermita de Barros, moradora há 42 anos da avenida Bernardo Sayão. Thais, que mora desde que nasceu no imóvel, está esperançosa. “Se Deus quiser, porque já falam há muitos anos que ia sair e nada. Espero que dê certo desta vez”, afirmou. O pastor e marceneiro, José dos Santos Pureza, também está otimista. “Agora eu estou confiante de que venha a acontecer. Agora eu estou confiante”, afirmou ele que quer resolver a situação do seu imóvel, herança de família.

O cadastramento é feito com a aplicação dos formulários de cadastros físico, socioambiental, de atividade comercial e institucional. Essa atividade está prevista no Plano de Trabalho do Projeto Social do Promaben e servirá para a elaboração do diagnóstico socioeconômico e ambiental da área de intervenção para a atualização do Plano Específico de Reassentamento (PER).

A área desse cadastramento abrange a região das sub bacias 1 e 2, como os bairros do Jurunas, Condor, Cremação, e nas áreas da Ilha Bela e Miolo do Jurunas, onde se localizam as obras e ações do Promaben. A equipe de cadastradores é composta de 35 profissionais técnicos das áreas de Serviço Social, Engenharias Ambiental e Civil e Arquitetura e por estagiários. O término desta ação está previsto para o dia 12 de julho.