Prefeitura combate desperdício promovendo aproveitamento integral de Alimentos

Que tal um bife de casca de banana acompanhado de arroz e farofa enriquecidos com casca de abóbora e sobremesa de doce de casca de melancia? Esse foi o cardápio resultado da Oficina de Aproveitamento de Alimentos promovida pela Prefeitura de Belém, na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, na sede da ONG Grupo Paravidda, no bairro do Jurunas.

A iniciativa foi do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, em conjunto com a Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Jurunas, com a parceria do Mesa Brasil Sesc e do Grupo Paravidda.

Muita gente não sabe, mas frutas, verduras e legumes podem ser aproveitados integralmente, até as cascas e sementes. Durante a oficina, que teve a participação de 30 moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, eles aprenderam sobre o valor nutricional das partes das frutas, verduras e legumes que normalmente são desperdiçados, como as cascas, sementes, talos,  folhas e ramas e a preparar pratos deliciosos e nutritivos com elas.

“Eu não sabia fazer nada com casca nenhuma. Realmente eu jogava tudo fora, as cascas, casca de banana, tudo eu jogava fora, tudo ia pro lixo. Agora eu vou aproveitar o máximo que eu puder. E vou passar para aqueles que não sabem”, afirmou entusiasmada a pensionista Maria Lúcia de Melo, 65.

A aposentada, Fátima Luz, 72, também reconheceu que não sabia que dava para aproveitar tudo. “Jogava as cascas tudo fora, no lixo. Agora eu vou fazer direito, vou aproveitar o máximo que a gente puder”.

Simone Martins, subcoordenadora Ambiental do Promaben, afirmou, na abertura do evento, que “além de estimular o menor desperdício e o aproveitamento integral dos alimentos, a oficina teve o objetivo ainda de resgata o hábito de uma alimentação saudável, aproveitando os nutrientes contidos  nessas partes que seriam descartadas”.

“Essas medidas de combate à fome e ao desperdício precisam ser diárias e elas começam dentro de casa. Essas informações precisam ser  multiplicadas nas famílias, na comunidade, nos grupos sociais. Daí a importância de eventos como esses”, afirmou Eloisa Márcia Pereira, coordenadora no Pará do programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos do Governo Federal, Mesa Brasil, criado em 2003. Ela lembrou que 33 milhões de brasileiros passam fome atualmente, embora 38 milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçados todos os anos no país.

A oficina promoveu a sustentabilidade alimentar e o combate ao desperdício por meio da conscientização dos moradores. Os participantes aprenderam técnicas de como melhor aproveitar os alimentos e aumentar o valor nutritivo das refeições para o combate à fome e ao  mesmo tempo a diminuição do lixo doméstico.