Prefeitura avança nas obras do conjunto habitacional e comercial dos remanejados pelas obras do Promaben

“Eu estou muito muito feliz porque estamos esperando há 16 anos e, agora, a Prefeitura  fazendo essa obra e a gente  aguardando para, brevemente, estar no nosso lar”, contou a autônoma e membro da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis), Blandina Alencar, 60 anos. Ela aguarda ansiosa a entrega da casa própria.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado do coordenador Promaben, Rodrigo Rodrigues, e equipe técnica, fez uma vistoria, nesta quarta-feira, 31, às obras do Conjunto Habitacional e Comercial, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, confluência dos bairros da Condor e Jurunas.

A comissão de fiscalização da obra também acompanhou a visita para conhecer o modelo do primeiro apartamento praticamente finalizado.

Moradia digna

“O Promaben é um programa de urbanização da Bacia da Estrada Nova. Então, inclui franjas da Batista Campos e Cidade Velha, mas beneficia, principalmente, bairros como Jurunas, Cremação, Condor e influência do Guamá. De modo que é um grande programa, que vai permitir superar os alagamentos e, mais do que isso, moradia digna para os que estavam em cima dos rios. Essa população vai ser transferida para apartamentos dignos, como este”, explicou o prefeito de Belém.

O Conjunto Habitacional e Comercial vai garantir moradias dignas à população afetada pelas obras de infraestrutura do Promaben. Estão em construção 224 unidades habitacionais e 44 boxes comerciais, para garantir a qualidade de moradia e de trabalho destas famílias.

As primeiras famílias já poderão vivenciar o sonho da casa própria no final deste ano. “A gente  muito feliz, porque a gente  vendo de perto o avanço das obras. A gente  aguardando com muita expectativa. Estamos muito felizes com isso”, afirmou Maria Francinete, 46 anos, membro da Cofis.

Infraestrutura

O projeto arquitetônico contempla a construção do Conjunto Habitacional, composto por 14 blocos habitacionais, mais 8 blocos do Conjunto Adicional, totalizando 22 blocos de quatro andares, com quatro apartamentos por andar; centro comercial com 44 boxes; playgrounds; academia ao ar livre; Central de Resíduos; Reservatório Elevado e Cisterna, além de estacionamento com acessibilidade para PCD.

As obras estão orçadas em R$ 43 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Toda infraestrutura e diginidade possível para melhorar a qualidade de vida das famílias remanejadas pelas obras do Promaben. É a Prefeitura de Belém trabalhando por moradia e saneamento”, destacou o titular do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

Texto:

Joyce Assunção