Oficina de reutilização de óleo de cozinha

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) realizou, na manhã desta segunda-feira, 26/07, uma ação de sensibilização dos moradores da Rua dos Timbiras, entre Avenida Bernardo Sayão e Travessa Honório José dos Santos, no bairro do Jurunas, sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado para o meio ambiente.

A ação antecede a Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha que será realizada às 9h desta terça-feira, 27/07, no Bar do Wal, na Travessa Monte Alegre, nº 1512, esquina da Rua dos Timbiras. A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS, do Projeto Social do Promaben e realização do consórcio TPF/Synergia.

“O descarte irregular de óleo de fritura pode causar obstrução na tubulação, pois a gordura fica sólida quando esfria e não se dissolve na água”, explica o subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil. Um litro de óleo de cozinha pode contaminar cerca de 25 mil litros de água e só 5% é reciclado.

A população aprovou a ideia. O comerciante Nildo Cruz Canela,55, afirma que “o óleo de cozinha é muito prejudicial quando você despeja na pia. Essa iniciativa do Promaben, da Prefeitura, é muito importante pra nós da comunidade”.

A dona de casa Fransinete Campos Trindade, 57, conta que já faz a reciclagem do óleo e afirma que “isso é muito bom. Juntar o óleo, fazer reciclagem para não poluir chega de poluição”.

Além de combater o descarte irregular e evitar que o óleo usado nas frituras chegue aos canais e contamine as águas dos rios o objetivo da oficina é também fomentar o empreendedorismo e a sustentabilidade.

Os participantes vão aprender a fazer sabão com o óleo que seria descartado para reaproveitar em casa e até para vender, “oferecendo resultados positivos nos aspectos social, ambiental e financeiro”, afirma a engenheira agrônoma, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Tahnity Haarad, que vai ministrar a oficina.

“A pessoa pega óleo, joga fora, entope pia, entope esgoto, é só malefício para a humanidade, então a se gente poder fazer um benefício e ainda ter renda então é muito bom”, diz o aposentado, Benito Soares, 60.