Moradores do Jurunas começam a reciclar óleo de cozinha

Moradores da Rua dos Caripunas, no bairro do Jurunas, abraçaram a ideia de reciclar óleo de cozinha usado. Já a partir desta sexta-feira, dia 23 de julho, a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável (Concaves) começa a recolher óleo de cozinha usado que antes ia parar no esgoto, no trecho entre a Avenida Bernardo Sayão e Travessa de Breves, para ser reaproveitado.

A ideia surgiu a partir da iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) de realizar, na última quarta-feira, dia 21 de julho, uma ação de sensibilização dos moradores para a importância da reciclagem do óleo de cozinha para o meio ambiente, seguida de uma Oficina de Reaproveitamento do Óleo de Cozinha que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de julho. A iniciativa foi do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS, do Projeto Social do Promaben e realização do consórcio TPF/Synergia.

O subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, destacou a importância da educação ambiental para a conservação das obras de saneamento que estão sendo realizadas pelo Programa nas sub-bacias 1 e 2 da Bacia da Estrada Nova. “O óleo quando solidifica acaba entupindo a drenagem. Então a obra, que é para escoar a água para não alagar as casas, se não for feita uma destinação ambiental desse resíduo adequadamente, essa obra vai se tornar inviável porque vai acabar entupindo”. Ele pediu aos participantes que sejam multiplicadores das informações que receberam.

Além de resíduos sólidos, a Concaves também vai iniciar a coleta de óleo de cozinha usado a partir da parceria com o Promaben. “Para a cooperativa isso é muito importante pela conscientização e para a comunidade para que ela possa ter essa oportunidade de dar uma destinação adequada ao óleo de cozinha e aos demais materiais recicláveis também”, afirmou Débora Baía, presidente da Concaves.

A Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para fabricação de sabão foi ministrada pela engenheira agrônoma, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Tahnity Haarad. Além de diminuir o descarte irregular e evitar o dano ambiental que ele causa, a oficina também teve o objetivo de contribuir para a geração de renda para a população.

É o caso da dona de casa Maria das Graças Rosário Costa, de 50 anos, que vai usar as técnicas que aprendeu para melhorar a sua renda. “Eu nunca mais vou perder óleo de cozinha. Eu tinha muito problema porque eu jogava na pia e a caixa de gordura só vivia entupida. Agora não vai mais porque eu ainda vou ganhar um dinheiro vendendo sabão”.

“Eu que não sabia fazer sabão estou achando muito bom, estou aprendendo a fazer sabão e evitar de poluir o meio ambiente. Vou fazer em casa sim”, afirmou a dona de casa Maria de Nazaré Leão Pinheiro, de 50 anos.

A Coordenadoria de Educação Ambiental da Agência Reguladora do Município de Belém – ARBEL também participou da ação de sensibilização dos moradores e da Oficina de Reaproveitamento de Óleo de cozinha.

Os moradores da Rua dos Caripunas vão coletar e depositar óleo de cozinha usado em um ponto de coleta que a Concaves vai disponibilizar na Rua dos Caripunas, nº 142, próximo da Avenida Bernardo Sayão.

Uma segunda Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha será realizada às 9h da próxima terça-feira, 27 de julho, na Travessa Monte Alegre, n 1512, esquina da Rua dos Timbiras.