Novos integrantes de Cofis de obras do Promaben também atuarão como agentes ambientais

O controle social nas políticas públicas foi o tema central da capacitação promovida pela Prefeitura de Belém voltada para os novos integrantes das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
Os novos integrantes das Cofis também receberam treinamento para atuarem como agentes multiplicadores urbanos de Educação Ambiental e Sanitária junto à população desses bairros.
Aberto pelo coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, na noite da última quinta-feira, dia 29 de junho, o evento reuniu 57 pessoas no Salão Paroquial da Igreja de São Judas Tadeu, no bairro da Condor.
Trinta e seis novos fiscais de obras e serviços da Prefeitura participaram do evento, além de técnicos do Promaben e do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, representado pelo coordenador Marquinho Silva.
Além de refletiram sobre o controle social nas políticas públicas e conheceram o Regimento Interno das Cofis, eles também receberam informações sobre as obras e as ações ambientais e sociais do Promaben.
Maria Erci Castilho Ferreira, 60, integrante da Cofis do Conjunto Habitacional e Comercial da Condor, onde ela vai morar, disse que participar da Cofis é muito bom “porque um sonho, não só meu, como dos outros moradores, está sendo realizado através da obra que gente está vendo que está sendo feita, está crescendo a cada dia”.
“É nesse propósito que eu venho pra cá para dar uma força, junto com o pessoal da minha rua, pra fiscalizar as obras que a Prefeitura está se propondo a realizar no nosso bairro”, afirma o radialista Nagi Ribeiro Sanches, 67, do bairro do Jurunas
O assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, afirmou que o importante é que a Prefeitura está “empoderando essas pessoas para o seu dia a dia, para a construção de suas moradias, construção da Unidade de Saúde, reforma de Unidade de Saúde, escola, creche, tudo isso que é um patrimônio do munícipe. Ele está se preparando pra saber fiscalizar e acompanhar essas obras. O prefeito Edmilson Rodrigues tem cobrado isso”. Ele lembrou ainda da importância das ações ambientais, “principalmente nesse momento em que Belém foi escolhida para sediar a COP 30”.
Participaram da capacitação e formação integrantes das Cofis das obras da Unidade de Referência de Vigilância de Doenças Tropicais Negligenciadas, da Unidade Básica de Saúde e da dragagem do canal de Avenida Generalíssimo, na Cremação; da Creche, Unidade Básica de Saúde, Conjunto Habitacional e Centro Comercial na Condor; e da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental e a reforma e ampliação da Unidade Municipal de Saúde, no Jurunas.