Mutirão da Juventude conscientiza moradores do Jurunas sobre o descarte correto do lixo e dos resíduos sólidos

Os moradores da Rua dos Caripunas, entre a avenida Bernardo Sayão e a travessa de Breves, no Jurunas, tiveram uma manhã animada nesta quinta-feira, 28 de setembro, durante a realização do Mutirão da Juventude, promovido pela Prefeitura de Belém.
Equipes de educadores ambientais do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), acompanhados de catadores de material reciclável da Cooperativa de Catadores Concaves, percorreram os dois lados daquele trecho de 388 metros da via, distribuindo panfletos e conversando com os moradores.

Eles informaram sobre os dias de coleta de lixo, os horários dos caminhões e deram esclarecimentos sobre a importância de dar uma destinação adequada aos materiais que podem ser reciclados.

A subcoordenadora ambiental do Promaben, Simone Ribeiro aponta que “O objetivo do evento é conscientizar os moradores sobre os problemas ambientais recorrentes no local para que seja incentivada uma mudança de comportamento”.

A moradora do Jurunas, Rosi Leite, de 26 anos, autônoma, acredita que as campanhas de conscientização precisam ser constantes. “As pessoas ainda não entenderam que agora aqui não é mais ponte, que agora moramos numa via e é preciso cuidar também”. Ela afirma que quando a rua “era ponte jogavam lixo em qualquer lugar, agora tem que ficar falando o tempo inteiro que tem horário pro caminhão do lixo passar, tem que martelar na cabeça delas, até elas aprenderem”.

Outra moradora que concorda com a campanha de conscientização é a gerente de uma sucataria, Joana Gomes. “Aqui, as pessoas não têm consciência, jogam lixo nas portas, jogam lixo nas calçadas, no canteiro”, critica. Ela conta que tenta “deixar o ambiente aqui apresentável”, mas que trava uma batalha com os vizinhos para não jogarem lixo na rua e que acaba fazendo o papel dos lixeiros recolhendo sacos de lixo pra dentro da sucataria, onde separa o resíduo sólido reaproveitável e o lixo para ser recolhido pelo caminhão da Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira, o caminhão de entulho recolhia pela segunda vez na semana os montes de material despejados no passeio público da via. O caminhão de lixo que passa diariamente recolhia as sacolas nas frentes das casas e a Cooperativa de Catadores Concaves que uma vez a cada quinze dias recolhe material na via coletou material reciclável.

O Mutirão da Juventude faz parte do Projeto Social do Promaben por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS). A ação busca ampliar os resultados alcançados e contribuir com a preservação das obras de saneamento realizadas pelo Programa.