Mutirão conscientiza e contribui com a limpeza do bairro do Jurunas

A Prefeitura de Belém promove, na manhã desta quinta-feira, dia 28 de setembro, o Mutirão da Juventude, uma ação de  mobilização e coleta de material reciclável e conscientização sobre o descarte correto do lixo e dos resíduos sólidos, voltada para moradores do bairro do Jurunas.

A ação será realizada, das 9n às 12h, na rua dos Caripunas, entre a travessa de Breves e a avenida Bernardo Sayão, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), em parceria com a Cooperativa de Catadores Concaves.

“A participação da comunidade nessa ação é essencial pois vai tratar sobre mudanças de atitude e comportamentos que devem ser adotados para a preservação do meio ambiente que é justamente a proposta das nossas obras do Promaben”, afirma a subcoordenadora Ambiental do Programa, Simone Martins.

Segundo ela, a palavra de ordem é “conscientizar para preservar”. Conscientizar os moradores sobre os problemas ambientais com o objetivo de provocar uma mudança de comportamento com foco na sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida.

Para a realização do evento, os convidados principais são os moradores, aos quais se juntarão cinco agentes ambientais da Concaves e 20 da Sesan e a equipe do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e as assistentes sociais do Promaben, por meio do Consórcio TP/Synergia.

Os moradores, junto com os agentes ambientais, percorrerão as casas daquele trecho da rua dos Caripunas, distribuindo panfletos, conversando com os moradores do bairro e realizando a coleta de material reciclável.

O mutirão levará conscientização ambiental e noções sobre a destinação adequada do lixo e dos resíduos sólidos aos moradores. Os agentes ambientais estarão devidamente identificados.