Mutirão da Juventude abre ações de educação ambiental do Promaben

O Mutirão da Juventude vai coletar material reciclável de casa em casa, a partir desta quarta-feira, 26, até sexta, 28, das 8h às 12h, levando conscientização ambiental e sobre o tratamento correto dos resíduos sólidos aos moradores da Avenida Bernardo Sayão com Avenida Roberto Camelier e Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Condor. A partida será da Roberto Camelier com Quintino, às 8h.

A programação é da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento e a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável – Concaves e realização das equipes do consórcio TPF/Synergia e da Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben.

O Mutirão da Juventude começou nesta terça-feira, 25, na Escola Rotary, com uma oficina para orientação dos 40 agentes ambientais que participarão da ação. A oficina foi realizada das 08h às 12h, na Escola Rotary, bairro da Condor. Todas as medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19 estão sendo tomadas em todos os eventos.

Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Promaben, afirma que a população que será beneficiada diretamente pelas obras do Promaben “precisa passar agora por um processo de sustentabilidade. A gente pensar no Promaben é pensar em obras, mas se não houver um processo de educação ambiental para a população pode haver falhas”.

“Nós estamos trabalhando intensivamente de modo a levar conscientização ambiental aos moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, para educar essa população sobre a questão do resíduo sólido”, explicou Alex Ruffeil, subcoordenador Ambiental do Promaben.
Débora Baía, presidente da Concaves, que vai receber o material reciclável coletado durante o Mutirão, considera que “num momento em que nós estamos vivendo uma crise do lixo na Região Metropolitana, a gente alcançar esses jovens com essa conscientização ambiental é muito importante porque eles vão ser os disseminadores dessa nova mentalidade”.

Um desses jovens é o estudante Luiz Maycom, 21 anos. Ele acha que além da conscientização ambiental é importante “também focar na nossa renovação socioeconômica porque nós, jovens, podemos usar isso a nosso favor para o nosso futuro, gerar emprego, rentabilidade, porque a situação socioeconômica da juventude atualmente é muito problemática”.

O encerramento do Mutirão da Juventude será no dia 29, na Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben, na avenida Bernardo Sayão, 3224, no antigo Iate Clube de Belém, a partir das 9h, com uma solenidade de abertura das ações educativas do PEAS que será marcada com a entrega do material reciclável coletado para a Concaves.

As ações educativas do PEAS, esta semana, incluem ainda a 1ª Mostra de Cinema do Promaben (Cine Ambiental), com a exibição do filme “Lixo Extraordinário”, na noite desta terça-feira, 25, e o Painel das Origens Belenenses, palestra que será ministrada pelo presidente da Funbel, Michel Pinho, sexta-feira, 28, das 08h às 10h. Ambas ações serão realizadas na Escola Rotary.

Raimundo Sena
Jornalista