Moradores da Condor aderem ao Mutirão da Juventude

Os agentes ambientais do Mutirão da Juventude que a Prefeitura de Belém está promovendo no bairro da Condor, para coleta de material reciclável, foram recebidos de braços abertos pelos moradores.

Iniciada nesta quarta-feira, 26, a ação se estenderá até sexta-feira, 28. Entre 8h e 12h, 40 agentes ambientais passarão da casa em casa, percorrendo parte das avenidas Bernardo Sayão e Roberto Camelier e da Travessa Quintino Bocaiúva, onde está sendo realizado o Mutirão.

A ação é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento e a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável – Concaves e realização das equipes do consórcio TPF/Synergia.

Além de coletar material reciclável o mutirão leva conscientização ambiental e sobre o tratamento correto dos resíduos sólidos aos moradores. Os agentes ambientais usam uniforme e crachá para se identificarem aos moradores e tomam todas as medidas preventivas contra a pandemia da Covid-19, como o uso de máscaras e luvas.

“O nosso objetivo é não só fazer as obras, mas trabalhar também a questão social com a educação ambiental. Conscientizar a população da real importância dessas obras”, afirma Victória Veras, coordenadora adjunta do Promaben, que acompanhou o início do mutirão junto com o subcoordenador Ambiental, Alex Ruffeil.

A costureira Maria de Nazaré Peniche Siqueira, 59, moradora da Avenida Roberto Camelier, acompanhou com entusiasmo a ação dos agentes ambientais. “É maravilhoso esse serviço. É bom para os jovens. Juntar essas coisas para reciclagem, coisas que a gente não quer mais, mas serve pra outra coisa, pra fazer muitas coisas boas”, afirmou.

Os jovens que participam do mutirão também estão entusiasmados. Alexandre Chermont, 18, estudante universitário, acredita que “esse mutirão que a prefeitura está fazendo também é uma forma de resistência. Isso que a gente está fazendo é um passo pequeno, mas que vai dar fruto e eu espero que continue assim por muito tempo”.

Everson Pureza, 24, agente ambiental, considera “imprescindível esse trabalho de conscientização para a gente conservar a cidade mais limpa, levar educação ambiental aos moradores e incentivar a preservação do meio ambiente”.

O encerramento do Mutirão da Juventude será no dia 29, com a entrega do material reciclável coletado para a Concaves. As ações educativas do PEAS, esta semana, incluem ainda o Painel das Origens Belenenses, palestra que será ministrada pelo presidente da Fumbel, Michel Pinho, sexta-feira, 28, das 08h às 10h, na Escola Rotary, no bairro da Condor.

Texto
Raimundo Sena