O que você procura?

 Moradores da Cremação recebem orientações sobre descarte irregular de resíduos sólidos

Aumentar a capacidade da população de reconhecer as maneiras corretas de descartar cada rejeito produzido nos lares foi o objetivo da Ação de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, que encerrou nesta noite desta quinta-feira, dia 13, no Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação. A ação começou na segunda-feira, dia 11, com a visita dos agentes e educadores ambientais nas casas do bairro.  

Mais de 50 moradores estiveram presentes para ouvir os técnicos sobre as maneiras corretas de realizar o descarte e ainda tirar dúvidas sobre os projetos da Prefeitura para os canais das travessas Dr. Moraes e Quintino Bocaiúva.

A aposentada Rosenira Piquiá, moradora do bairro, de 59 anos, aponta que a iniciativa é importante. “É uma palestra que veio dar esclarecimento e orientar a população. Se cada morador viesse e se conscientizasse da importância de ter esse cuidado, todos viveriam melhor. O que acontece é que as pessoas não percebem que aquele descuidado com o material que ela descarta não faz mal para o outro, mas para ela mesma”, alerta a aposentada.

O descarte irregular, fora do horário, mal acondicionado, não apenas enfeia a cidade como coloca em risco a saúde da população. “O Lixo descartado fora do horário, facilita com que pessoas que buscam meios de sobrevivência acabem abrindo os sacos, espalhando o material e dificultando a coleta do caminhão, além de favorecer a proliferação de animais que também vivem de se alimentar desses resíduos e provocam doenças”, alerta o educador ambiental Ewerson Pureza.

“É muito mais adequado o acondicionamento de produtos que podem ser reutilizados de forma separada dos resíduos de cozinha e de banheiro, dessa forma até quem busca esses materiais para sobrevivência também corre menos risco de contaminação. Ainda que fosse melhor entregar os resíduos recicláveis diretamente aos catadores”, complementa o educador. 

Um exemplo do quanto material é despejado de maneira irregular nas ruas é a quantidade de resíduo retirado semanalmente do Canal de Descarga da Caripunas. A Sesan retira cerca de 28 toneladas por semana de resíduos do Canal. O Coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues aponta a importância da participação da população no processo.“Semanalmente retiramos cerca de 60m³ de lixo puro do canal, que se não tivesse o Canal seria jogado diretamente no rio Guamá e na Baia. Então a gente entende o que, que se a população não fizer a parte dela, respeitar os horários de coleta, os dias de coleta, auxiliar também na separação de material para reduzir a quantidade de lixo propriamente produzido não tem uma boa funcionalidade dentro dessa visão integrada”, explica. 

Para a dona de casa, de 59 anos, Edna Conceição, essa conversa próxima com a Prefeitura ajuda a população a manter atitudes cidadãs. “Esses encontros reforçam atitudes que a gente já tem e também lembram que a Prefeitura não é um ente distante, mas que atua junto com a população. A questão do lixo, por exemplo, lá em casa a gente já faz a separação e entrega para uma senhora. Ouvir que nossa atitude contribui para uma cidade melhor nos enche de orgulho”, conta a moradora da Cremação.