Trânsito será reaberto na Bernardo Sayão informa Promaben para Cofis do Jurunas

Com a conclusão das obras do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, o trânsito será reaberto na Avenida Bernardo Sayão, na equina com a Rua dos Caripunas ainda este mês. Esta foi a grande novidade anunciada aos integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do Jurunas que se reuniram, na noite desta sexta-feira, dia 11 de novembro, com técnicos do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) para atualizar informações sobre as obras que a Prefeitura está realizando naquele bairro.
Para a liberação do trânsito falta somente o asfaltamento do trecho. Os integrantes da Cofis do Jurunas visitarão a obra no próximo dia 17, às 9h. Com quase cem por cento das obras concluídas e já com as comportas instaladas, o Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar deverá entrar em funcionamento até o fim do ano.
Orçada em R$ 32 milhões, considerando obras e serviços, a obra beneficiará diretamente 30 mil moradores que hoje vivem em áreas sujeitas a alagamentos, no bairro do Jurunas, e indiretamente mais de um milhão de moradores de Belém com a diminuição dos alagamentos também nos bairros da Condor e Cremação e partes da Cidade Velha, Batista Campos e Nazaré.
O assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, afirma que o governo passado não tinha colocado no projeto “uma coisa fundamental que são as comportas. Então não adiantava aquela obra. Se tivesse chuva coincidindo com maré iria inundar tudo. Então agora com as comportas não, as comportas automaticamente serão fechadas, a água da chuva vai acumular no grande reservatório do Canal de Descarga e não vão mais alagar as ruas e as casas das pessoas”.
Os técnicos do Promaben também deram informações aos integrantes da Cofis do Jurunas sobre a duplicação da Bernardo Sayão, entre Rua dos Mundurucus e Fernando Guilhon. Orçada em R$ 60 milhões, a obras deve ser iniciada em abril de 2023. Também foram apresentados dados sobre a construção do Conjunto Habitacional e Comercial. As primeiras unidades habitacionais do conjunto já deverão começar a ser entregues a partir de janeiro do ano que vem.
A equipe Social falou sobre o processo de desapropriação e remanejamento das famílias que ocupam imóveis em locais de obras como no caso da duplicação da Bernardo Sayão entre Mundurucus e Fernando Guilhon que atingirão 77 imóveis. “Então esse espaço bimensal com as Cofis é de extrema importância para que os conselheiros e conselheiras estejam atualizados sobre as etapas do Programa para dialogar com os moradores e moradoras sendo o canal e a extensão da Prefeitura da Nossa Gente”, afirma a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna.
Para o fiscal Narciso Monteiro, “a reunião foi ótima. É bom a gente ser ouvido, falar o que a gente está propondo e também ouvir o que a Prefeitura está nos propondo que seja uma conclusão entre a população e a prefeitura. É isso que a gente quer mesmo”.
O Escritório de Gestão Participativa do Promaben funciona na Unidade Coordenadora do Programa, localizado na Avenida Bernardo Sayão, 3224. Contatos: 085 991574358 / 091 984635311