Prefeitura incentiva preservação do meio ambiente a partir do reaproveitamento de câmaras de pneus

Incentivar a produção de peças de bijuteria e artigos de design a partir de câmaras descartadas de pneus com o fim de promover a preservação ambiental. Este foi o objetivo da Oficina de Reutilização de Pneus realizada nesta quinta-feira, 21 de setembro, no anexo III da Unidade Coordenadora do Programa e Saneamento da Bacia da Estrada Nova (UCP/Promaben). A oficina faz parte do Projeto Social do Programa que busca ao mesmo tempo ofertar alternativas de renda às famílias afetadas pelas obras do Promaben nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.

Para a adolescente e estudante de 15 anos, Cilene Souza, toda uma nova cadeia de perspectivas se abrem com a oficina. “Eu nunca tinha pensado que câmaras de pneu pudessem se tornar coisas tão bonitas. Eu espero poder vender essas bijuterias que a gente tá aprendendo a fazer”, ressalta Cilene.

A designer Isabela Sales, que trabalha há oito anos com o reaproveitamento da câmara do pneu, ressalta que sendo um material abundante e de alto impacto ambiental, as peças se tornam ao mesmo tempo fonte de renda e ajudam a retirar uma quantidade de produto poluente das ruas. “Além disso, ensinar outras pessoas e mostrar as possibilidades do material também é uma forma de fazer com que mais material saia das ruas e se tornem fonte de renda para as famílias”, comenta.

A Prefeitura de Belém, por meio do Projeto Social do Promaben, é enfática no sentido de oferecer às famílias afetadas pelas obras do Programa conhecimentos que lhes garantam meios de sustento ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental. A subcoordenadora Ambiental do Promaben, Simone Ribeiro, acredita na importância de garantir a sustentabilidade tanto do meio ambiente quanto das famílias. “A oficina de bijuteria foi pensada pela facilidade de comercialização das peças, na facilidade de encontrar material e no custo baixo do produção que pode render bem para aqueles que realmente quiserem vender as peças”, explica.

A moradora do Jurunas e cabeleireira, Ana Reis, de 57 anos, aposta na inovação para se manter competitiva no mercado. “Como eu trabalho com artesanato e sempre faço cursos para me manter atualizada, joias (bijuterias) eu ainda não tinha feito e quando eu vi a chamada para o curso achei que seria um conhecimento bom e um material diferente para ter no salão. É muito gratificante também porque é um aprendizado que posso passar adiante com as mulheres da minha comunidade”, celebra.

Esta foi a primeira oficina de bijuterias feitas com câmaras de pneu promovida pelo Projeto Social do Promaben, através do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS). Além dela o Programa já realizou também oficina de Aproveitamento de Pneus para confecção de floreiras, oficinas de Reutilização de Garrafas Pet, Oficinas de Reaproveitamento de Alimentos. Além de Ações de Combate ao Descarte Irregular de Resíduos Sólidos e Mutirões da Juventude com o objetivo de limpar as ruas dos bairros onde moram e incentivar o descarte correto e o reaproveitamento de resíduos sólidos.