Prefeitura de Belém atualiza integrantes das Comissões de Fiscalização da área de atuação do Promaben

Integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços-Cofis do bairro da Cremação estiveram na noite desta quarta-feira, 08, no auditório do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) para conversar com os técnicos do Programa da Prefeitura sobre obras e serviços em andamento. Esta foi a reunião de encerramento desta rodada. Na segunda e terça-feiras, reuniram-se no auditório integrantes das comissões do bairro do Jurunas e Condor. Os integrantes das Cofis receberão atualizações a cada dois meses.
A subcoordenadora social do Promaben, Regina Pena, explicou que as ações sociais do Programa andam conjuntamente com as obras. “Neste mês de junho, teremos oficinas de Rádio, de Fotografia e de Elaboração de Currículos. Estão previstas ainda oficinas de pedreiro e de eletricista”, relata.
Para a Cremação, o Programa tem planejada a obra da Bacia de Detenção, que possui a função de armazenar a água da chuva. O engenheiro Igor Campos explica que a bacia é necessária principalmente em caso de chuvas intensas que provocam um pico de escoamento de água nas ruas. “A bacia de detenção é um dispositivo urbano que libera esse volume de água em um tempo determinado, definido em projeto, e atua como um “pulmão” das águas, evitando que elas transbordem onde não devem. A empresa projetista desse sistema está em processo de seleção, com tempo de elaboração dos projetos estimado em 7 meses”, conta o engenheiro.
Aos fiscais também foi apresentado o projeto da Unidade Municipal de Saúde-UMS da Cremação, uma demanda aprovada pelo Tá Selado. O chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), Pedro Paulo Oliveira, informou que “a demanda aprovada pelo Tá Selado está com o terreno da 14 de Março em fase de desapropriação pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Região Metropolitana de Belém (Codem)”.
Condor
Na terça-feira, dia 07, os integrantes da Cofis do bairro da Condor, receberam Alex Nascimento, diretor do Departamento de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que apresentou o projeto de construção de uma escola com sete salas de aula e uma creche de tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, com brinquedoteca, biblioteca e espaços de convivência, em terreno disponibilizado pelo Promaben.
“O atendimento a essas necessidades do bairro são frutos de demandas do Tá Selado, e tanto o projeto como o andamento das obras são sempre repassados para os integrantes da Cofis. A fase atual é de contratação dos projetos complementares. Após isso, deverá acontecer a licitação para a construção da escola que está prevista para o segundo semestre deste ano. Com expectativa de iniciar no início de 2023”, declara.
Jurunas
A primeira reunião das Cofis da área de influência do Promaben, realizada na segunda-feira, 06, tratou sobre as obras e serviços realizados no bairro do Jurunas. Os integrantes da Comissão ouviram, técnicos da Semec, da Sesma, e do Promben sobre tudo que está em andamento para o bairro.
Para o Jurunas, o Tá Selado aprovou a ampliação da Unidade Básica de Saúde do Jurunas e a construção de uma escola creche, por meio do Promaben.
O Diretor do Departamento de Manutenção da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Alex Nascimento, explicou que a escola em projeto para o Jurunas, terá oito salas de aulas para atendimento de alunos do fundamental, com quadra poliesportiva, salas de dança, auditório e anfiteatro. “O Projeto prevê o atendimento integral que é bandeira da Prefeitura da Nossa Gente. O estatus atual desse projeto é contratação de projetos complementares e após isso haverá a licitação da construção”, explicou o diretor.
Na área da saúde, Pedro Paulo Oliveira, chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), explicou que o projeto da nova Unidade Básica de Saúde do Jurunas está em fase de conclusão do projeto executivo para em seguida ser feita a licitação da obra. “Além de uma unidade básica, a nova UBS terá uma área específica para atender as mulheres”, contou.
Após as reuniões de alinhamento, os integrantes das Cofis deverão programar visitas às obras em andamento para acompanhar as execuções. Novas reuniões de alinhamento devem acontecer em dois meses.