Moradores acompanham projetos de reformas de praças no Jurunas

A Prefeitura de Belém reuniu moradores do Jurunas para conhecer e debater sobre os projetos de revitalização de uma praça localizada na Travessa Monte Alegre e duas na Travessa Carlos de Carvalho.
Na noite do dia 11, a Prefeitura apresentou os projetos e ouviu os moradores da Travessa Monte Alegre em reunião realizada na Unidade de Educação Infantil (Creche). Na noite desta quarta-feira, 12, foi realizada uma segunda reunião com moradores do bairro, no Centro Comunitário Paulo Roberto, também para apresentação dos projetos de revitalização de duas pequenas praças e ouvir os moradores.
A revitalização das das praças será executada pela Prefeitura por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), conforme decisão dos moradores do bairro, aprovada pelo Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, em 2022.
Nos projetos apresentados aos moradores estão incluídas quadra poliesportiva, anfiteatro, brinquedos infantis e mesas de jogos. Mas várias sugestões feitas pelos moradores foram incorporadas ao projeto, incluindo espaços com equipamentos de ginástica adequados para idosos.
Os moradores aprovaram a ideia. Mesmo os que demonstraram dúvidas em relação a possíveis abusos foram unânimes em que a obra representará um bem para a comunidade onde há carência de espaços públicos para o laser da população.
“É um projeto maravilhoso que vai acolher todas as idades, o idoso, o jovem, o homem de meia idade, as crianças. Um projeto que está vindo pra acolher toda a comunidade”, entusiasma-se a presidente do Centro Comunitário Paulo Roberto, Joana Matos.
O sociólogo, Domingos Conceição, afirma que o bairro só tem “duas pequeníssimas praças que o governo se propõe refazê-las, devemos dignamente agradecer. Agora não é só a obra física e de engenharia tem que ter uma obra que é mais importante que é a obra da cultura, da educação. A praça pode ser uma forma de humanização se a gente junto dela nos unirmos”.
“A comunidade está decidindo o que é melhor para ela e o que ela quer. Nós apresentamos pré-projetos, a comunidade fez adequações”, afirmou o assessor de relações com a comunidade do Promaben, Benedito Costa.
Ele lembra que essas melhorias fazem parte do Projeto Miolo do Jurunas que é o tratamento do esgoto sanitário do bairro. “Foi no Governo do Povo, com o Prefeito Edmilson Rodrigues, que o Jurunas saiu da lama, agora , neste novo Governo, será totalmente saneado”.
Ele adiantou que o próximo passo agora será organizar a eleição dos moradores para a Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) que fiscalizará as obras de revitalização das duas praças. A ideia é que depois de concluídas as obras a Cofis seja transformada num Comitê Gestor das praças que passariam a ser geridas e cuidadas pela própria comunidade junto com a Prefeitura.