O que você procura?

Cofis Jurunas conhece projeto de continuação das obras na Bernardo Sayão

Em reunião extraordinária, integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços ( Cofis) do bairro do Jurunas tiveram o primeiro contato com o projeto executivo da obra de duplicação da Bernardo Sayão (no perímetro entre Rua dos Mundurucus e Fernando Guilon) e receberam as atualizações sobre as próximas etapas referentes às obras do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar. Esta primeira reunião foi uma solicitação da Cofis e realizada na noite de terça-feira, 06 de Setembro, no auditório do anexo III do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na Av. Bernardo Sayão,3224 (antigo Iate Clube).

A reunião começou com a apresentação do corpo técnico do Programa presente para esclarecer as dúvidas dos moradores, o Coordenador Adjunto em exercício, Alex Ruffeil; a Subcoordenadora Social, Regina Penna; a Subcoordenadora de Engenharia em exercício, Jéssica Borges; o Fiscal de Obra, Augusto Monteiro; os assessores especiais, Nadilson Souto, do Social e Wilkem Gomes, de Engenharia; e os Assistentes Sociais, Evaldo Reis e Luciana Guilherme. 

O Fiscal de Obra, Augusto Monteiro, começou a reunião explicando as próximas etapas a serem desenvolvidas até a entrega do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar. “Temos uma previsão ampliada de entrega até o meio de Outubro, mas estamos trabalhando para liberar a Bernardo Sayão, até o fim deste mês”, explicou o Fiscal. Outras questões sobre os moradores da vila ao lado do canal foram levantadas, mas ainda não puderam ser sanadas pois dependem de fatores como aprovação no Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado e negociação de investimentos para a área. 

Para o morador do Jurunas e integrante da Cofis, Francisco Maria, a reunião foi esclarecedora. “Todas as nossas perguntas foram respondidas principalmente sobre as datas e funcionamento da obra do Canal de Descarga. A gente confia que esse cronograma será respeitado. Nós também estaremos na visita à obra na quinta-feira (08) e será possível repassar essas informações a todos os vizinhos, que já vivem apreensivos com todo esse tempo que essa obra está demorando para ser entregue”, conta.

A entrega da obra do Canal da Caripunas não é um empenho só do Promaben, outras cinco secretarias municipais estão envolvidas. “A entrega total da obra é um trabalho conjunto de cinco secretarias: Semma, Seurb, Sejel, Sesan e Semob. Para entregar um espaço que além de garantir a mobilidade vai oferecer à população um local adequado para o lazer ou até realizar exercícios físicos, com academia ao ar livre”, conta Augusto Monteiro. 

Duplicação

Os técnicos apresentaram ainda os projetos referentes a Duplicação da Avenida Bernardo Sayão no perímetro da Mundurucus até a Fernando Guilhon. O projeto executivo está em fase de finalização neste mês de setembro e deve entrar na fase de licitação de obra no próximo mês. “O prazo para a licitação está planejado entre Outubro de 2022 e Março 2023, mas estamos trabalhando para que seja bem antes e a partir do primeiro semestre de 2023 possamos começar a obra. Mas até lá ainda precisamos vencer muitas etapas”, explicou a Subcoordenadora de Engenharia em exercício, Jéssica Borges. 

A realização das reuniões da Cofis é um compromisso da Prefeitura de Belém com o povo para garantir a participação popular nas obras a serem realizadas na gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues. “Além das reuniões, qualquer morador que tiver dúvidas sobre o Promaben e sobre as obras pode procurar a equipe social do Programa e receber esclarecimentos. Estamos aqui todos os dias para receber a população”, explica a subcoordenadora Social Regina Penna. 

O Escritório de Gestão Participativa do Promaben funciona na Unidade Coordenadora do Programa, localizado na Av. Bernardo Sayão, 3224, onde era o Iate Clube. Os números de contato com o Social do Programa são eles: 085 991574358 / 091 984635311