Prefeitura garante acesso aos moradores da Vila Caripunas

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 10, entre representantes dos moradores da Vila Caripunas e da Prefeitura de Belém, a Equipe de Engenharia do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) garantiu que o acesso à Vila não será fechado. Essa questão preocupa os moradores da Vila Caripunas por causa da construção do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, principalmente a partir do início da construção do muro de contenção que separa a obra da Vila.

As casas tipo palafitas da Vila Caripunas, foram construídas ao lado do antigo canal, que será aterrado, deixando espaço suficiente para os moradores passarem, permitindo até a entrada de veículos. A Prefeitura também estuda medidas emergenciais para mitigar os problemas, principalmente de saneamento, que afetam a vila hoje, mas soluções definitivas deverão ocorrer quando obras na Vila forem incluídas no orçamento de 2023, por meio do Tá Selado.

Willian Figueiredo Farias, representante dos moradores da Vila Caripuna, disse que “nesse momento nós queremos que realmente eles olhem pra comunidade que estava realmente esquecida por mais de 30 anos. Os problemas se arrastam por muitos anos. Problema de acesso, saneamento. Hoje a obra está realmente em funcionamento lá e a gente está discutindo essas preocupações como bate-estacas e alguns acessos que a comunidade está precisando”.

O assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, afirmou que uma das razões da reunião foi tranquilizar os moradores em relação à obra. Ele explicou que as estacas que estão sendo colocadas não vão causar abalos porque são pequenas e estão sendo colocadas lá justamente para dar mais segurança aos moradores por conta do mudo de proteção que será construído. Ele garantiu ainda que “eles vão ter um espaço de trânsito, vão poder ir e vir sem problema nenhum. Não vão ficar isolados e também terão ventilação porque será um muro baixo com gradil para a ventilação”.

Bendito afirmou ainda que a Prefeitura estuda de que maneira pode ajudá-los a resolver os problemas da comunidade. A primeira providência será incluí-los no orçamento de 2023, por meio do Tá Selado, o fórum permanente de participação popular da Prefeitura de Belém. “Hoje o que a gente pode fazer são ações para mitigar os problemas. A gente não pode ainda resolver o problema porque ele não foi colocado no orçamento passado. A Caripunas foi esquecida nos governos passados, como esqueceram de colocar comportas no Canal de Descarga o que atrasou a obra”, afirmou Benedito Costa.