Promaben promove curso de agente ambiental

Os últimos preparativos para o Curso de Agentes Urbanos de Educação Ambiental e Sanitária foram discutidos numa reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 08/09, na sala de reuniões da Unidade Coordenadora do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova.

A equipe de Educação Ambiental e Sanitária e o subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, reuniram-se com as professoras da Universidade Federal do Pará – UFPA, Ludetana Araújo e Marcilene Avelar. Elas vão ministrar o curso junto com Claudia Kahwage, coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e Abílio Ohana, Biólogo e Doutorando em Zoologia.

“A gente tem a perspectiva de trabalhar conceitos operacionais que estão no dia a dia deles, mas que talvez eles achem que estejam distantes, mostrar que a ciência está no cotidiano de cada um. Eles só precisam ser ensinados de forma afetiva, numa linguagem que as pessoas compreendam e de forma permanente como é exigência da educação ambiental, uma coisa que seja permanente e contínua”, explica a professora Ludetana.

O curso será nos dias 13,14 e 23 de setembro e terá na grade de aulas de Noções Básicas sobre Saneamento, Noções Básicas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental: Municipal/Estadual/Federal.

“Aquilo que não é trabalhado continuamente não provoca mudanças, só uma campanha pode entrar no esquecimento, então trabalhar com educação ambiental é algo que vai fazer com que você faça permanentemente. O que a gente espera com educação ambiental é enraizar o conhecimento”, aponta a professora.

A parte de Noções Básicas sobre Saneamento vai apresentar o que é Tratamento e Abastecimento de Água, Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto. Além disso, eles aprenderão ainda sobre Rede de Drenagem Urbana, Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. Os participantes ganharão certificado e a missão de se tornarem multiplicadores e defensores das boas práticas ambientais.