Famílias assinam Termo de Adesão para receber unidades habitacionais

Famílias que há mais de 16 anos recebem auxílio aluguel assinaram na tarde desta terça-feira, (14/09), na sede da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), o Termo de Adesão para realizar a tão sonhada aquisição da casa própria. Essas famílias foram retiradas de seus locais de moradia para a realização das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova I (Promaben I).

Para Alda Campelo, 47, desempregada, é a realização de um sonho. “Eu, se pudesse ia hoje para o residencial. Chega, chega de insegurança, de mudar de casa uma vez por ano. Nós merecemos um canto nosso”, argumenta. Alda conta que morava sobre o Canal da Quintino há mais de 10 anos quando foi remanejada e desde então nunca mais teve sossego. “Eu não consigo nem contar em quantas casas eu já morei ao longo de todo esse tempo”, reclama.

Assim como Alda, Rosilene da Silva, 50 anos, autônoma, também não aguenta mais esperar. “Nós já perdemos muitas oportunidades, estamos cansados. Agora, vamos assinar e vamos finalmente conseguir morar num lugar decente”, comemora.

A assinatura do Termo de Adesão é apenas a primeira etapa para a garantia do direito de moradia dessas famílias. Os próximos passos são a visita aos conjuntos habitacionais Maracacuera I e II e ao Viver Outeiro, onde as unidades estão sendo disponibilizadas, que está programada para o dia 24 de setembro com transporte para as famílias saindo da frente do Promaben. Desde o início do Governo da nossa gente, mais de 50 famílias já foram remanejadas para apartamentos disponibilizados pela prefeitura, numa parceria do Promaben com a Sehab.

Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Promaben, acredita que a adesão das famílias se dá pela confiança que o diálogo estabelecido pela gestão promove. “É o estabelecimento de uma relação de confiança que a gente vem criando a cada chamada da população, no caso das famílias atingidas, e agora é mostrar que realmente estamos dando condições e mostrando soluções concretas. O que automaticamente gera um bom resultado que é a população voltar a acreditar que a gestão pode melhorar a vida deles, diferente do que vinha sendo feito antes, nas gestões passadas”, aponta o coordenador geral.

A subcoordenadora social do Promaben, Regina Pena aponta que a princípio 11, das 25 famílias que ainda são remanescentes do Promaben I, já tinham demonstrado interesse em mudar para os habitacionais. “Esperamos que depois da visita ao local, outras famílias também se animem. Cada família que deixa o auxílio moradia por finalmente conseguir a própria unidade habitacional é mais um compromisso do Governo da nossa gente sendo cumprido”, explica.

O diretor social da Sehab, Eddy do Vale, acredita que até o início de dezembro as famílias poderão finalmente se mudar para seus próprios apartamentos. “A expectativa é que essas famílias que optarem por esses residenciais possam já passar o Natal e o Ano Novo em suas próprias residências”, celebra.