100 lideranças participam de reunião preparatória do Tá Selado no Promaben

A reunião preparatória da plenária do Tá Selado dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação foi realizada na Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – UCP/Promaben, na noite desta segunda-feira, 07 de junho. O Programa Tá Selado é o fórum permanente de participação cidadã da Prefeitura de Belém.

As lideranças populares que participaram do evento, iniciaram o processo de debate sobre as necessidades mais urgentes dos moradores desses bairros que serão debatidas na plenária, marcada para às 19h desta sexta-feira, dia 11 de junho.

Para os integrantes da Coordenação do Tá Selado Benedito Costa, Bené do Jurunas, e Marcos Roberto dos Santos Silva, Marquinho, a reunião preparatória foi um sucesso total, com a presença de 100 lideranças dos três bairros que demonstraram que estão mobilizados.

“São todas lideranças testadas na luta do dia a dia, comprometidas com o governo da nossa gente, com o prefeito Edmilson Rodrigues e com certeza a nossa plenária do dia 11 será um êxito total”, avalia Bendito Costa.

O ex-vereador Marquinho também acredita no sucesso da plenária ”porque aqui estiveram lideranças muito ativas, muito representativas que tem muito contato com as comunidades e com certeza vão fazer uma grande mobilização”.

Para a coordenadora adjunta do Promaben Victória Veras, foi uma oportunidade de estreitar as relações e de ouvir a comunidade. “Essa prévia da plenária foi de grande valia porque ela nos coloca como ouvinte nesse momento para ouvir o que a comunidade tem a nos dizer e também para demonstrar nossas ações para a comunidade. As portas do Promaben sempre vão estar abertas para a comunidade”, afirmou.

A expectativa das lideranças de participação das comunidades nas decisões sobre os rumos da cidade é muito grande, depois de 16 anos de abandono e indiferença. O sociólogo Domingos Conceição, do bairro do Jurunas, afirma que o Tá Selado é “fundamental porque nós voltamos a discutir as questões dos nossos bairros. Nós estamos aqui para levantar dados para o PPA (Planejamento Plurianual) da cidade de Belém, ou seja, discutir o investimento que o governo municipal fará na cidade”.

Fafá Cardoso, do bairro da Condor, lamentou a pouca presença do público LGBT na reunião. ”Eu fico preocupado qual é a demanda nossa que a gente vai levar pra essas discussões todas”, afirmou. “A gente tem esperança que o Tá Selado volte a ser a voz da população que a gente está há muito tempo está sofrendo, carente de infraestrutura e participação popular que é a marca desse novo governo”, comemorou Nádia Silva, do bairro do Jurunas.

PLENÁRIA – A expectativa é de que mais de mil pessoas participem da Plenária dos bairros da Condor, Jurunas e Cremação. Os interessados poderão participar da plenária do Tá Selado de onde estiver, de casa, do trabalho e até da rua pelo celular. Para participar basta acessar o link da plenária, que será divulgado com antecedência, ou acessar a plataforma digital do Tá Selado (decide.belem.pa.gov.br).

Quem não tiver acesso à internet poderá ir até um dos pontos de transmissão presencial que serão instalados nos três bairros, onde haverá álcool em gel e será mantido o distanciamento social para que as pessoas possam participar da forma mais segura possível. Os locais onde funcionarão os pontos serão divulgados previamente.

Os delegados eleitos na plenária de sexta-feira irão em seguida fazer a defesa das propostas dos seus bairros na plenária do Distrito Administrativo do Guamá e na plenária da cidade que debaterá e aprovará as propostas que serão encaminhados para ser incluídas no orçamento da Prefeitura.

Raimundo Sena
Jornalista DRT/PA 1277