Lideranças comunitárias da área do Promaben visitam ETA do Bolonha

A Prefeitura de Belém promoveu, na manhã desta quarta-feira, 18, a visita de lideranças comunitárias, incluindo delegados do fórum permanente de participação popular – Tá Selado!, dos bairros da Cremação, Jurunas e Condor à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bolonha.

Eles participaram do Circuito Ambiental – Caminho das Águas, ocasião em que puderam receber informações e depois conhecer de perto todas as etapas do tratamento da água, desde a captação da água bruta até a distribuição para o consumo.

A iniciativa foi do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, em cuja área de influência se localizam esses bairros, em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa.

“O nosso intuito de demonstrar todo esse processo é que eles criem consciência da importância de a gente manter o recurso hídrico sempre em boa qualidade, evitando que a população venha a contrair doenças veiculadas pela água. E fazer com que eles sejam multiplicadores desse conhecimento e que sejam fiscais também, fazendo com que os vizinhos parentes, colegas deixem de lançar qualquer tipo de resíduo ou rejeito nesses corpos hídricos”, afirmou Alex Ruffeil, subcoordenador Ambiental do Promaben.

Para o engenheiro da Cosanpa, Raimundo Nonato Maciel da Silva, “uma parceria dessas é muito saudável, porque na realidade as pessoas sabem que tem uma água tratada, mas não conhecem como é feito esse tratamento aqui na Estação de Tratamento de Água”

Os líderes comunitários e delegados do Tá Selado ficaram impressionados com o que viram. “A gente às vezes tem dúvida de encher a água no copo e tomar, pensando que está cheio de bactérias, que não é uma água de qualidade, mas na verdade é um sistema fantástico. Nós estamos tomando uma água bem tratada”, elogiou Miguel Andrade, 61, delegado do Tá Selado. “Jamais pensei que a água que a gente toma fosse tão bem tratada” afirmou a agente de Saúde, Josi Oliveira, 59.

O servidor público municipal e membro da equipe do Tá Selado, Cláudio Carvalho. 56, disse que “essa tomada de conhecimento por parte da comunidade, das lideranças que estão presentes hoje é fundamental para que eles possam estabelecer uma relação de importância, principalmente na hora de definir as obras no orçamento para 2022”.