Moradores da Estrada Nova recebem assessoria gratuita para se prepararem à seleção de emprego

“Vou ajudar o meu esposo, os meus dois filhos e até os meus vizinhos a fazerem os currículos deles e como se portar na entrevista, porque eles não puderam estar aqui. A gente não deixa de ser um porta-voz da comunidade”, afirma a autônoma Glória Gonçalves, 41, moradora da Cremação, uma das participantes da Oficina de Entrevista de Emprego e Elaboração de Currículo, que a Prefeitura de Belém realiza no Anexo III do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

A Oficina começou nesta quarta-feira, 8 de maio, e se estenderá até esta quinta-feira, 9, no horário das 13h às 17h. “Quero agradecer pela oportunidade. A Prefeitura está transformando vidas, não só minha, mas de toda uma comunidade”, diz Glória Gonçalves.

Ela é uma das moradoras da Bacia da Estrada Nova, que tiveram que deixar suas casas por causa das obras de saneamento e urbanização que estão sendo realizadas nas sub bacias I e II e atualmente recebe auxílio aluguel.

Alvo – É para esses moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação que a oficina está voltada, principalmente para os jovens e trabalhadores desempregados.

Glória também vai ser beneficiada com um apartamento e um box comercial no Conjunto Habitacional, que está sendo construído pela Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, no bairro da Condor.

“Já melhorei bastante de quando eu saí da área em que eu estava, que era afetada por enchentes. Havia muitas complicações e agora estou esperando esse benefício, que é o apartamento e o ponto comercial. Estou muito feliz e agora aprendendo a fazer currículo”, conta Glória.

Cartão de visita

“Hoje em dia, quando você quer entrar ou voltar pro mercado de trabalho, você precisa ter um documento que é muito importante, que é o currículo, aquele documento que chega primeiro no processo seletivo”, declarou a psicóloga Mônica Lemos, que está ministrando a oficina. “O currículo bem escrito precisa ser claro, objetivo e eu preciso entender que ele é o meu cartão de visita”, explica a psicóloga.

A entrevista de emprego é outra parte importante do processo de seleção de candidatos. “O ideal é que, a partir do momento em que o meu currículo foi selecionado, que eu esteja preparado, que eu saiba falar de mim mesmo, que eu saiba falar das minhas qualidades, das minhas fragilidades, falar do que eu sei fazer, colocar de uma maneira cronológica essas informações e ser claro, ser comunicativo, ser simpático pra conquistar a vaga”, destaca a psicóloga.

Desempenho – Na oficina também são tratadas temáticas sobre autoestima e autoconfiança dos participantes, para melhor desempenho nos processos de seleção. Segundo a coordenação da oficina, o objetivo é promover o conhecimento das pessoas sobre o funcionamento dos processos de seleção de pessoal e orientá-las sobre a preparação de currículo, na perspectiva de aumentar as chances delas no momento que se candidatarem a uma vaga de emprego. Entre os resultados esperados da oficina está o cadastramento dos currículos dos participantes no Portal do Trabalhador da Secretaria Municipal de Economia (Secon) https://secon.belem.pa.gov.br/?page id=69), no fundo Ver-o-Sol da Prefeitura de Belém e em agências de emprego.

Texto:

Raimundo Sena