Moradores do Jurunas, Condor e Cremação aprendem noções de saneamento

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estada Nova (Promaben) realizou o mini curso “Rede de Água, Esgoto e Drenagem: Benefício à Saúde e Meio Ambiente, Custo e Manutenção”, voltado para moradores da área de influência do Programa que realiza obras de saneamento e urbanização nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
O curso foi realizado no período da tarde, nos dias 25, 26 e encerrado nesta sexta-feira, 27/01, no Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no Bairro da Cremação. Os 40 moradores que participaram do curso aprenderam noções sobre abastecimento de água, rede e tratamento de esgoto e drenagem.
Com o objetivo principal de capacitar moradores para que eles possam ser multiplicadores ambientais e divulguem os conceitos adquiridos, o curso abordou temas como novos sistemas de água, esgoto e drenagem urbana; a importância do saneamento para a saúde e meio ambiente; e custos de manutenção e operação dos sistemas que estão sendo implantados naqueles bairros. Além de contribuir para o sentimento de pertencimento e sustentabilidade quanto aos serviços a serem implantados e as alterações da paisagem.
A engenheira sanitarista e ambiental, Ana Cláudia Queiroz Martins, que ministrou o curso destacou que ações desse tipo são fundamentais “pra nossa população entender e se conscientizar sobre a importância de todo esse sistema que a Prefeitura está trazendo de melhoria na qualidade de vida”.
A moradora do bairro do Jurunas, Loane Beatriz da Silva Figueiredo, gostou muito do curso “pelo tema abordado que foi o tratamento de água e esgoto, algo que eu não tinha uma visão e assim foi como se fosse pra mim um estalo positivo na minha casa, na minha família, na minha comunidade”. Ela garante que a partir de gora será uma “semeadora do que eu aprendi aqui”.
“Aprendi que a água é essencial pra tudo”, resumiu Fabiani Oliveira dos Santos, moradora do bairro do Guamá. Segundo ela, o curso foi “uma experiência nova de aprendizagem, coisas que na minha cabeça eu pensava que sabia, mas não sabia metade delas. Foi uma experiência muito boa, uma aula pra vida”.