O que você procura?

Moradores do Jurunas, Condor e Cremação aprendem noções de saneamento

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estada Nova (Promaben) realizou o mini curso “Rede de Água, Esgoto e Drenagem: Benefício à Saúde e Meio Ambiente, Custo e Manutenção”, voltado para moradores da área de influência do Programa que realiza obras de saneamento e urbanização nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
O curso foi realizado no período da tarde, nos dias 25, 26 e encerrado nesta sexta-feira, 27/01, no Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no Bairro da Cremação. Os 40 moradores que participaram do curso aprenderam noções sobre abastecimento de água, rede e tratamento de esgoto e drenagem.
Com o objetivo principal de capacitar moradores para que eles possam ser multiplicadores ambientais e divulguem os conceitos adquiridos, o curso abordou temas como novos sistemas de água, esgoto e drenagem urbana; a importância do saneamento para a saúde e meio ambiente; e custos de manutenção e operação dos sistemas que estão sendo implantados naqueles bairros. Além de contribuir para o sentimento de pertencimento e sustentabilidade quanto aos serviços a serem implantados e as alterações da paisagem.
A engenheira sanitarista e ambiental, Ana Cláudia Queiroz Martins, que ministrou o curso destacou que ações desse tipo são fundamentais “pra nossa população entender e se conscientizar sobre a importância de todo esse sistema que a Prefeitura está trazendo de melhoria na qualidade de vida”.
A moradora do bairro do Jurunas, Loane Beatriz da Silva Figueiredo, gostou muito do curso “pelo tema abordado que foi o tratamento de água e esgoto, algo que eu não tinha uma visão e assim foi como se fosse pra mim um estalo positivo na minha casa, na minha família, na minha comunidade”. Ela garante que a partir de gora será uma “semeadora do que eu aprendi aqui”.
“Aprendi que a água é essencial pra tudo”, resumiu Fabiani Oliveira dos Santos, moradora do bairro do Guamá. Segundo ela, o curso foi “uma experiência nova de aprendizagem, coisas que na minha cabeça eu pensava que sabia, mas não sabia metade delas. Foi uma experiência muito boa, uma aula pra vida”.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: