Atualização Cadastral permite que Prefeitura ofereça melhor solução para moradores desapropriados

A prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), iniciou a Atualização Cadastral dos Moradores da avenida Bernardo Sayão, na área entre a avenida Fernando Guilhon e a travessa Quintino Bocaiúva, na manhã desta terça-feira, 3 de outubro.

Na área, 229 residências devem ser retiradas para a realização das obras de urbanização e duplicação da avenida Bernardo Sayão. A atualização cadastral vai até o dia 11 de outubro, no horário das 8h30 às 11h, quando serão realizadas as visitas de casa em casa.

A atualização cadastral a cada dois anos é uma exigência do Plano Específico de Reassentamento (PER), elaborado pela gestão do prefeito Edmilson Rodrigues para manter a transparência nos remanejamentos, e aprovado pela população em audiência pública, em 2022.

O PER  busca manter as informações dos moradores atualizadas para que no momento do remanejamento seja possível oferecer a eles a melhor solução.

“O PER define quem tem direito a uma unidade habitacional e a indenização. Na nossa gestão, o nosso compromisso é que os moradores não saiam de cima do canal para morar longe ou acabar ocupando outra área inadequada, garantindo a eles o direito à moradia digna”, explica a assessora da Subcoordenação Social do Promaben, Taynah Marinho.

Sair de cima do canal para uma casa ou uma unidade habitacional adequada é o sonho da moradora da Av. Bernardo Sayão, Maria Elizabeth dos Santos, de 50 anos, autônoma. “Ninguém gosta de morar em cima do canal. É perigoso, por causa de rato, de mosquito da dengue e a gente saindo daqui vai melhorar para nós e para a cidade”, declara a moradora, que ocupa uma casa de madeira sobre o canal da Bernardo Sayão há 20 anos.

Outro que não se furta a responder as informações do cadastro é o pedreiro de 47 anos, Sergio Almeida, morador da Bernardo Sayão há quatro anos. “Isso aqui vai melhorar para todo mundo, será bom para a cidade, para os moradores, vai ser bom para todo mundo”, declarou.