O que você procura?

Representantes do BID visitam obras da Prefeitura de Belém que recebem financiamento da instituição

Uma comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitou, nesta quarta-feira, 4, quatro obras da Prefeitura de Belém financiadas pela instituição. O objetivo da visita foi acompanhar o andamento dos empreendimentos, que buscam promover saneamento e o direito à moradia digna para a população que vive na área das obras do Programa da Bacia da Estrada Nova – etapa 2 (Promaben ll). 

A visita foi iniciada pelas obras de macro e microdrenagem, duplicação e urbanização da avenida Bernardo Sayão, um empreendimento que integra a revitalização completa da via, orçado em R$188,8 milhões.  A visita seguiu até ao Canal de Descarga do Jurunas, recém-inaugurado e em pleno funcionamento.

A equipe do BID acompanhou ainda o andamento das obras do Conjunto Habitacional e Comercial do Promaben, também financiadas pelo banco, e que vai abrigar as famílias remanejadas para a execução das obras do Promaben.

A passagem dos representantes da instituição financeira internacional terminou nas obras da Estação de Tratamento e Esgoto, viabilizadas graças à liberação de recursos do banco à Prefeitura de Belém. 

Boas práticas

De acordo com Tiago Pena, especialista da Divisão de Água e Saneamento do BID e integrante da comissão que visitou as obras, essa supervisão serve para apoiar a gestão e ajudar a solucionar possíveis problemas que possam aparecer, além de garantir as boas práticas da execução da obra. “As obras estão avançando bem e isso é notável”, sintetizou Tiago Pena. 

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado de engenheiros e demais especialistas do Promaben, esteve ao lado da equipe do BID durante as visitas.  “Felizmente, o que eles viram só nos engrandece. É o reconhecimento de que nós conseguimos pegar essas obras com 3% e hoje ultrapassamos 75% de conclusão. Em breve faremos as entregas”, destacou o prefeito.

Texto:

Fabricio Lopes