O que você procura?

Saúde da Família será reimplantada no Jurunas, Condor e Cremação

Proporcionar condições para a reimplantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação será o objetivo principal das reformas e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jurunas e da Condor e da construção da UBS da Cremação. Essas obras que a Prefeitura de Belém realizará, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram aprovadas pelo Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado, no ano passado.

Nesta terça-feira, 26 de abril, a chefa da Atenção Básica da Sesma, Tamiles Leal, e sua equipe reuniram-se com o assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, e com o coordenador do Tá Selado, Marquinho Silva, para discutir os detalhes dessas obras, incluindo a localização dos terrenos. Em todas as três UBS haverá espaço destinado à ESF. A UBS do Jurunas também ganhará um espaço exclusivo para o atendimento da saúde da mulher.

Ficou acertado que a Sesma, além de elaborar os projetos, ficará responsável por conseguir os terrenos. A equipe de engenharia do Promaben ficará responsável pelas obras com os recursos garantidos no orçamento pelo Tá Selado. As obras têm prazo de conclusão de seis meses a um ano.

Benedito Costa afirma que o principal objetivo dessa ação é “o resgate da cobertura 100% dos bairros do Jurunas, Cremação e Condor da Estratégia Saúde da Família como era feito no governo passado do prefeito Edmilson Rodrigues”.

Na Estratégia Saúde da Família o médico vai na casa do paciente que não precisa ir na UBS. “É a visita de casa em casa, o médico na casa como era antigamente com isso a gente cumpre a promessa do prefeito Edmilson Rodrigues que é uma grande aspiração desses bairros. Isso dá um saldo de qualidade na saúde”.

A ESF se constitui no estabelecimento de uma equipe de Saúde da Família, composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e um dentista e um técnico em saúde bucal que fazem visitas periódicas aos pacientes de casa em casa, com foco em medicina preventiva. Uma estratégia que além de eficiente reduz os gastos com saúde.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: