Saúde da Família será reimplantada no Jurunas, Condor e Cremação

Proporcionar condições para a reimplantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação será o objetivo principal das reformas e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jurunas e da Condor e da construção da UBS da Cremação. Essas obras que a Prefeitura de Belém realizará, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foram aprovadas pelo Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado, no ano passado.

Nesta terça-feira, 26 de abril, a chefa da Atenção Básica da Sesma, Tamiles Leal, e sua equipe reuniram-se com o assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, e com o coordenador do Tá Selado, Marquinho Silva, para discutir os detalhes dessas obras, incluindo a localização dos terrenos. Em todas as três UBS haverá espaço destinado à ESF. A UBS do Jurunas também ganhará um espaço exclusivo para o atendimento da saúde da mulher.

Ficou acertado que a Sesma, além de elaborar os projetos, ficará responsável por conseguir os terrenos. A equipe de engenharia do Promaben ficará responsável pelas obras com os recursos garantidos no orçamento pelo Tá Selado. As obras têm prazo de conclusão de seis meses a um ano.

Benedito Costa afirma que o principal objetivo dessa ação é “o resgate da cobertura 100% dos bairros do Jurunas, Cremação e Condor da Estratégia Saúde da Família como era feito no governo passado do prefeito Edmilson Rodrigues”.

Na Estratégia Saúde da Família o médico vai na casa do paciente que não precisa ir na UBS. “É a visita de casa em casa, o médico na casa como era antigamente com isso a gente cumpre a promessa do prefeito Edmilson Rodrigues que é uma grande aspiração desses bairros. Isso dá um saldo de qualidade na saúde”.

A ESF se constitui no estabelecimento de uma equipe de Saúde da Família, composta por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e um dentista e um técnico em saúde bucal que fazem visitas periódicas aos pacientes de casa em casa, com foco em medicina preventiva. Uma estratégia que além de eficiente reduz os gastos com saúde.