Prefeitura apresenta aos integrantes das Cofis da Cremação projetos de obras que iniciarão em breve no bairro

A Prefeitura de Belém promoveu uma reunião com os integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) da Cremação e  da Cofis das obras de dragagem que serão iniciadas em breve, na Ilha Bela (Sub Bacia II), para dar conhecimento a eles dos projetos dessas obras e das ações socioambientais que serão realizadas na área pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A reunião, realizada, na noite desta quinta-feira, 21 de setembro, no Centrão da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, reuniu dezenas de moradores.

Os técnicos do Promaben, sociólogo Helber Borges e engenheiro Augusto Monteiro, apresentaram os projetos. Em seguida os moradores se manifestaram apresentando suas dúvidas e sugestões.

Para o integrante da Cofis da Cremação, Júlio Chaves, “a reunião trouxe bastante informação. Então é muito importante ter essas prévias pra poder orientar a população em relação às obras que estão acontecendo”.

Benedito Costa, assessor de Relações com a Comunidade do Promaben afirma que as reunião das Cofis “é um momento importantíssimo porque nós estamos apresentando pra comunidade o início definitivo das obras”. Segundo ele, o controle social também “é importante para que o morador tenha controle do que é dele porque isso aqui a gente está construindo pra ele”.

Obras

A Ordem de Serviços para o início das obras foi assinada no último dia 13. Elas serão executadas pela empresa vencedora da licitação, Carmona Cabrera Construtora S.A

Previstas no contrato 016/2023 – UCP Promaben, as obras estão orçadas em R$ 13,5 milhões com recursos do FGTS e previsão para serem executadas em 15 meses.

Além de obras de macrodrenagem, micro drenagem e sistema viário também serão realizadas obras de artes especiais, incluindo a execução das curvas do canal da Travessa 14 de Março com Rua dos Caripunas e da Rua dos Caripunas com a Avenida Generalíssimo Deodoro e a construção de pontes na Passagem Silva, na Rua dos Timbiras e na Rua Engenheiro Fernando Guilhon.

Será feita ainda a conformação do canal da Avenida Generalíssimo Deodoro, em leito natural, no trecho entre a Rua Engenheiro Fernando Guilhon e a Travessa Padre Eutíquio, para garantir a declividade correta e a funcionalidade do sistema de drenagem. Também será remanejada a adutora de água na Rua Engenheiro Fernando Guilhon que provoca um represamento das águas do canal.