Prefeitura alerta famílias para risco de acidente com crianças em obras

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realizou mais uma ação de prevenção contra acidentes com crianças nas obras do Conjunto Habitacional e Comercial que está sendo construído na Travessa Quintino Bocaiúva, próximo da Avenida Bernardo Sayão, na manhã desta sexta-feira, 1º de abril.

Crianças e adolescentes da vizinhança estão invadindo o canteiro de obras para empinar pipa no local, onde estão sendo feitos buracos e existem máquinas pesadas trabalhando, sem atentar para o risco que estão correndo.

Além de visitar casas situadas em ruas do entorno das obras para alertar as donas de casas para o perigo de brincadeiras no canteiro de obras, técnicos das subcoordenadorias Social e Ambiental do Promaben também fizeram um levantamento para conhecer melhor as famílias dessas crianças e adolescentes para a elaboração de um plano de ação contínua no local.

“A gente vai montar esse plano permanente de intervenção junto a essas famílias e essas crianças e adolescentes para que a gente possa intervir nessa situação que não é uma situação que se muda imediatamente”, afirma Regina Penna, subcoordenadora Social do Promaben.

Ela explicou que a ação realizada agora é o resultado de duas avaliações das equipes das subcoordenarias Social e Ambiental junto com a empresa Carmona, responsável pelas obras, depois de intervenções anteriores.

Uma das decisões já tomadas pelas equipes será a realização de mais um evento chamado “Brincadeira na obra perigo toda hora”, previsto no Projeto Social do Promaben, que teve uma primeira edição realizada no ano passado, no canteiro de obras do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar. O evento será realizado nos próximos dias 26 e 27 de abril.

A estudante Ana Luiza Rocha Carvalho 18, concorda com as medidas que estão sendo tomadas. “É perigoso, é arriscado, ainda mais porque eles ainda estão fazendo a obra é bem perigoso mesmo. Eles já estão acostumados porque antes de ter as obras eles ficavam lá empinando pipa, é complicado, eles não entendem”.  A dona de casa Tatiana Machado, 41, também concorda. “Acho que essa ação pode evitar um acidente sim, eles pulam o canteiro, o vigia não deixa, mas eles pulam pra ir atrás de pipa, pra pegar pipa aí é arriscado, pode cair num buraco, um carro bater, uma máquina dessa bater eles aí dentro”.