Conselheiros da Cidade e moradores elegem Cofis do Jurunas, Condor e Cremação

Conselheiros da Cidade e moradores do Jurunas, Condor e Cremação vão eleger Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços, as Cofis, para cada bairro e trecho de obras de saneamento, infraestrutura urbana, habitação e comercial que a Prefeitura de Belém realiza e realizará nesses bairros por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Coordenada pelo Promaben junto com o Tá Selado, a eleição das Cofis terá o seguinte calendário:

Dia 5 de abril. Eleição dos 10 conselheiros da Cidade e cinco suplentes que vão integrar a Cofis do bairro da Condor, onde está sendo construído o Conjunto Habitacional e Comercial. A eleição ocorrerá durante uma assembleia geral do Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado que será realizada às 19h, no auditório do Promaben.

Dia 07 de abril. Escolha dos sete moradores e três suplentes (escolhidos entre os futuros moradores do conjunto Habitacional e Comercial) que vão compor a Cofis do bairro da Condor. A eleição também será realizada às 19h, no Promaben.

Dia 8 de abril. Eleição dos 10 conselheiros e cinco suplentes que vão integrar a Cofis do bairro do Jurunas, referente às obras de duplicação da Bernardo Sayão (entre Mundurucus e Fernando Guilhon) e a construção da bacia de acumulação. A eleição ocorrerá durante uma nova assembleia do Tá Selado que será realizada, no Promaben, às 19h.

Dia 12 de abril. Eleição para a escolha dos 10 conselheiros e cinco suplentes e sete moradores e três suplentes para a Cofis do bairro da Cremação, prevista para às 19h, no Promaben

Dia 14 de abril. Eleição dos sete moradores e três suplentes que vão compor a Cofis do bairro do Jurunas. A eleição também será às 19h, no Promaben.

No dia 19 de abril, todos os conselheiros e moradores eleitos para as Cofis vão participar de uma capacitação. Está prevista ainda, para o dia 27 de abril, uma visita dos conselheiros e moradores eleitos para as Cofis às obras do Conjunto Habitacional e Comercial, no bairro da Condor, e do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, no bairro do Jurunas.

Os eleitos terão um mandato de dois anos durante o qual vão acompanhar e fiscalizar as ações, obras e serviços de engenharia previstas e em execução pela Prefeitura por meio do Promaben. As eleições dessas representações participativas seguem princípios do Governo da nossa gente e as normas operacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Serão eleitas ainda as Cofis para as obras de construção do canal de macrodrenagem e microdrenagem, o sistema viário, estações elevatórias de esgoto e a urbanização da área do Miolo do Jurunas, no bairro do Jurunas; e a construção das pontes e curvas, o canal de macrodrenagem e microdrenagem, sistema viário e dragagem do canal, na Cremação.

“As Cofis reafirmam o compromisso do Governo da nossa gente com a democracia, enquanto soberania popular, fortalecendo a organização e a ação do povo, compartilhando sua gestão e os interesses dos cidadãos. Nesse sentido as Comissões de Fiscalização de Obras – Cofis são instrumentos de participação social e cidadã fundamentais para que o povo possa exercer seu direito de cidadania”, destaca a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna.