Nova sede do Promaben Solar Flávio Nassar já foi entregue

Foto: Amarilis Marisa/ Agência Belém

“É uma honra ter o nome do Flávio Nassar eternizado num lugar que será um ponto de encontro, cultura e desenvolvimento urbano”, disse emocionado o advogado Paulo André Nassar sobre a homenagem ao pai, professor, arquiteto e urbanista, eternizado no prédio histórico totalmente reformado pela Prefeitura de Belém e nomeado de Solar Flávio Nassar. A inauguração, pelo prefeito Edmilson Rodrigues, faz parte da programação de aniversário dos 408 anos de Belém e ocorreu no dia 21, com a presença de familiares, amigos do homenageado e artistas.

O prédio, que abrigará a nova sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), é localizado em uma área tombada pelo Patrimônio Histórico, na esquina das ruas Dr. Assis com Padre Champagnat. O predio público integra o complexo Feliz Lusitânia, ao lado da Catedral de Belém, na Cidade Velha.

“O prédio histórico, agora totalmente reformado e modernizado, será a sede do Promaben e recebe, também, o nome do arquiteto Flávio Nassar, um grande arquiteto urbanista apaixonado por Belém e que deixou um legado importante: como professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como arquiteto, pensador e criador do Fórum Landi. Viva Flávio Nassar”, comemorou o prefeito Edmilson.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito agradeceu aos familiares e a toda a equipe do Promaben e ao engenheiro sanitarista Rodrigo Rodrigues, que exercia o cargo de coordenador do Promaben e foi responsável para articular e dar início à reforma do local.

Empenho da gestão municipal

A obra de restauração e reforma, iniciada em fevereiro de 2023, foi um esforço da gestão municipal para garantir a preservação do espaço que estava abandonado desde 2013 e, em 2016, sofreu um incêndio que destruiu parte da documentação guardada no local. O incêndio foi controlado pelos bombeiros, mas o imóvel ficou parcialmente destruído. E a atual gestão reuniu esforços e viabilizou a solução para que o imóvel não ficasse abadonado.

A Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, articulou alternativas junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que garantiu o financiamento de R$ 2 milhões para a reforma total do espaço. Os serviços executados foram a reforma das paredes, pisos, cobertura, serviço de acabamento interno, divisórias, forros e refrigeração, além da recuperação das duas fachadas e a substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias e de proteção contra raios e incêndios. A área construída do imóvel é de 620 metros quadrados, com dois pavimentos.

No local já funcionou as sedes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Trabalho árduo

“Foi um trabalho árduo e uma luta muito grande para nós chegarmos até aqui. E hoje Belém está sendo agraciada com um prédio que está dentro da área de patrimônio histórico de Belém e prestando homenagem ao professor e arquiteto urbanista Flávio Nassar. A gente está muito feliz por isso”, destacou o coordenador- geral do Programa, Jammerson Leão.

Homenageado

Flávio Nassar foi coordenador do Fórum Landi e se dedicou à revitalização do Centro Histórico de Belém. Falecido em 2022, aos 69 anos, ele também foi pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Flávio sempre se dedicou à cidade, nao só no sentido material, mas no sentindo social. Era um visionário, tinha ideias maravilhosas. Ele foi muito lutador pelo centro histórico de Belém, foi fundador do Fórum Landi, que até hoje sobrevive e reúne um grupo de pessoas que pensa o centro histórico da cidade. Então, acho uma homenagem muito justa e significativa”, ressaltou a arquiteta urbanista e professora da UFPA Elna Maria Trindade.

A arte do grafite ressalta a beleza do prédio histórico

Para demarcar um espaço que também valorizará a arte, foram expostos, durante a inauguração, painéis de grafite dos artistas Khan, TSSSREX, Karina Miranda, Juliana Silva, Gel, PTCK, Santo, Maíra Veloso, Gabz e Isa Muriá. As obras são frutos da ação Live Paiting, realizada em setembro de 2022, na I Bienal de Artes de Belém.

Para o artista e grafiteiro Patrick Santos (PTCK), estar com o trabalho em uma inauguração de um prédio público é simbólico. “Está sendo um momento muito importante para a arte de rua, que é geralmente um estilo de arte, o grafite, bastante marginalizado na sociedade. Pra gente está sendo um momento especial trazer nossa arte pra dentro de um espaço público que há muitos anos estava abandonado e foi reformado pela Prefeitura”, contou Patrick.

Texto:
Joyce Assunção