Promaben participa do primeiro evento do X Fórum Social Pan-Amazônico

Representantes de vários grupos e entidades dos nove países da Amazônia internacional (Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia), que estão em Belém para o X Fórum Social da Pan-Amazônico (Fospa), reuniram-se nesta quinta-feira, 28, no Auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará, para a Assembleia pela Amazônia, o primeiro evento do Fórum. A reunião teve o objetivo de construir as pautas que teriam destaque e para as quais deverão sair de reivindicações do Fospa. 

“O décimo Fospa é um evento superimportante e uma referência de articulação de todos os povos da Amazônia para que a gente possa estar resistindo cada vez mais aos ataques que a Amazônia vem sofrendo. As várias mesas vão debater a questão do meio ambiente e as questões socioambientais, nas quais o Promaben e a Prefeitura de Belém trabalham cotidianamente. Por isso era importante o Promaben estar inserido no contexto do Fórum e contribuindo para as discussões”, explica Regina Penna, subcoordenadora Social do Promaben.

O Fórum começa oficialmente com a Marcha de Abertura saindo da Escadinha, nesta quarta-feira às quatro da tarde, até à Praça Waldemar Henrique. A abertura do Fospa será realizada, às 18h, na Concha Acústica da Praça com as boas-vindas aos participantes que serão dadas pelo reitor da UFPA, Emmanoel Tourinho e pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Durante o ato ocorrerão várias apresentações culturais dando visibilidade aos vários povos da Pan-Amazônia, encerrando-se às 20h com a apresentação do espetáculo Ballet Folclórico da Amazônia.

Para o participante, Júlia Cardoso, 28 anos, aluna de mestrado, o Fórum hoje é uma importante ferramenta de discussão da realidade amazônida. “A gente perceba nas falas das lideranças políticas e acadêmicas a importância da pauta política e os resultados das práticas do governo atual. O Fórum é uma ferramenta importante para ouvir as vozes de quem vem sofrendo diretamente a destruição da floresta e é importante que essas vozes sejam ouvidas.

As programações do Fórum Social Pan-Amazônico seguem até domingo, dia 31, na Universidade Federal do Pará com transmissão ao vivo de várias discussões via internet. Para mais informações acesse o site http://www.fospabelem.com.br/