Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Projeto capacita jovens da periferia em programação de computadores

A Prefeitura de Belém lança neste sábado, 11, o projeto Oficina do Futuro, voltado para a formação de desenvolvedores de programação digital. A aula inaugural acontece às 9 horas, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no bairro do Marco. 

O projeto é uma ação do programa Belém Inteligente, da Prefeitura Municipal, coordenado pela Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) e, além do IFPA, conta com as parcerias da Secretaria de Educação (Semec), Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Universidade Federal do Pará (UFPa) e Universidade da Amazônia (Unama). 

Os participantes são adolescentes jovens de 14 a 18 anos, estudantes do 8º e 9º anos das escolas municipais Rotary e Nestor Nonato Lima, do bairro da Condor, e Honorato Filgueiras, do Jurunas. Eles terão aulas de introdução à programação em linguagem Python; inteligência artificial aplicada em visão computacional, e ao Android.  

Os cursos, no total de 40 horas, ofertam 120 vagas, divididas em seis turmas nos horários de manhã e tarde, sempre aos sábados nos laboratórios do IFPa. As aulas serão ministrados por discentes de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPA com o auxílio de monitores do IFPA. 

O projeto Oficina do Futuro ainda prevê uma expansão de 180 vagas, a partir de abril, para o público em geral que mora no entorno do campus da Unama, na avenida Alcindo Cacela, onde as aulas serão ministradas. 

Texto:

Álvaro Vinente