Prefeitura e UNICEF promovem dignidade menstrual para jovens do Jurunas, Condor e Cremação

A Prefeitura de Belém e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) promovem a dignidade menstrual de adolescentes carentes moradoras dos bairros do Jurunas, Cremação e Condor. Cerca de 70 adolescentes, de até 18 anos, receberam absorventes, distribuídos por meio do Fórum Permanente de Participação Popular da Prefeitura – Tá Selado, às 14h deste sábado, 12.

A vereadora do PSOL, Lívia Duarte e representantes do Unicef que apoia eventos desse gênero em todo o país, participaram do evento, realizado no Anexo 3 do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben. A distribuição é feita após uma roda de conversa com as adolescentes.

A promoção da dignidade menstrual vem sendo feita em todo o Brasil pelo Unicef, com o apoio de diversas instituições. A ideia surgiu após o veto do presidente Jair Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua, que era a principal medida determinada pelo Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214). O presidente aprovou o Programa, mas ao mesmo tempo o inviabilizou com o veto, publicado no dia 07/10/2021.

 O Projeto de Lei 4.968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), foi aprovada pelo Senado em 14 de setembro. A intenção era combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação.

Em Belém, o projeto do Unicef Brasil conta com a parceria do Mandato da vereadora Lívia Duarte, do Tá Selado, da Secretaria Municipal de Educação, da Coordenadoria da Diversidade Sexual e da Coordenação de Livre Orientação Sexual.

A primeira distribuição de absorventes ocorreu em Cotijuba, a segunda no Solar da Beira e a terceira na Vila da Barca. Várias rodas de conversa já estão programadas até março.