SES Bacia da Estrada Nova vai tratar 10 milhões de litros de esgoto por dia

Até 2023 Belém vai deixar de jogar 10 milhões de litros de esgoto sanitário por dia no rio Guamá sem tratamento algum. A Prefeitura de Belém está realizando consultas públicas e já está informando a população de casa em casa sobre a instalação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Bacia da Estrada Nova, desde o ano passado.

Esta segunda consulta pública está sendo realizada desde o dia 01/02 e vai até 20/02, também no modelo presencial e online pelo site https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br , onde estão disponíveis todas as informações sobre o Projeto e o Plano de Controle Ambiental do SES da Bacia da Estrada Nova.  A consulta presencial será realizada novamente na Ilha do Combu, nesta quinta-feira, 17, a partir das 15h, no Boteco da Ilha.

“O projeto é inédito na região Norte porque a gente já vai conseguir incluir as ligações diretas entre as casas e a Estação de Tratamento de Esgoto que vai ser construída”, destaca Rodrigo Rodrigues, coordenador Geral do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben que executará as obras. Belém é considerada hoje uma das piores cidades em relação a saneamento básico, “mas essa realidade começa a mudar agora, através das ações comandadas pelo prefeito Edmilson Rodrigues, financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, com grandes benefícios para a saúde da população”, afirma Rodrigo Rodrigues.

Nesta sexta-feira, 18, será realizada uma live, com transmissão pelo YouTube da Prefeitura de Belém. A consulta pública, segundo Rodrigo Rodrigues, “é importantíssima para que a gente consiga fazer com que a população entenda bem do que se trata. Esperamos a participação de todos, quanto mais participação mais transparência e melhor para a nossa cidade”.

SES – Com uma vazão média de 143,26 L/s (Litros por segundo), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do SES da Bacia da Estrada Nova terá capacidade para tratar mais de 10 milhões de litros de esgoto sanitário por dia, antes de lançar no rio Guamá por meio de um emissário (tubulação) subaquático com um quilômetro de extensão.

O Sistema terá ainda estações elevatórias de esgoto e rede de esgotos com ligação direta com as casas. Serão beneficiados 84 mil moradores do bairro do Jurunas e parte dos bairros de Batista Campos, Cidade Velha e Condor, incluindo a Orla de Belém e a área do Miolo do Jurunas. O Projeto tem prazo de início para o primeiro semestre deste ano e de término para o segundo semestre de 2023.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concedeu a Licença Ambiental Prévia para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Bacia da Estrada Nova no dia 27/10.

A primeira consulta pública do SES da Bacia da Estrada Nova foi realizada de 04/10 a 22/10/2021 pela internet e presencial, na Ilha do Combu, no dia 14/10/2021, e transmissão ao vivo no dia 15/10/2021.

Raimundo Sena

Jornalista DRT/PA 1277