Prefeito fiscaliza obras de saneamento no Canal da 3 de Maio

Equipe técnica da prefeitura vistoriou o andamento da obra no canal da 3 de Maio

Dona Teresinha de Nazaré Lobo, de 71 anos, mora há 60 anos em frente ao Canal da 3 de Maio. Da antiga casa de madeira onde viveu com os pais quando criança, sobraram as lembranças. Uma grande casa de alvenaria foi construída no lugar e, ali, ela criou os próprios filhos. Dona Teresinha não tem vontade de sair da rua onde passou a vida inteira, porém afirma que sua única tristeza era ver ano após ano, a situação do canal só piorar.

“Aqui, antes não tinha nada, era só mato, quatro casinhas no meio do mato. O tempo foi passando, o número de casas aumentando, e a situação da rua só piorava. Muito lixo era despejado dentro do canal, cheguei até a brigar com pessoas que faziam isso, mas não adiantava. E por isso, quando chovia alagava tudo”, relembrou.

Em fevereiro deste ano, Dona Teresinha percebeu o início de outra realidade para os moradores do Canal da 3 de Maio. A Prefeitura de Belém iniciou uma obra de saneamento de 1.200 metros de extensão – começa na Fernando Guilhon e vai até a Trav. Padre Eutiquio -, que inclui micro e macrodrenagem, sistema viário, urbanização,  melhorias na iluminação pública, além da construção de pontes de concreto e passarelas.

O prefeito de Belém Zenaldo Coutinho esteve no local nesta terça-feira, 21, para fiscalizar o andamento da obra. “Estamos fazendo um canal de alvenaria tipo o da Doca de Souza Franco e, em seguida, vamos colocar asfaltamento nas laterais. Essa é uma obra que vai envolver abastecimento de água de qualidade, coleta de esgoto, e também um canal feito com macrodrenagem de alto nível”, detalhou o prefeito.

De acordo com o coordenador geral do Promaben (Programa de Saneamento da Bacia Estrada Nova), Canuto Brandão, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. O estaqueamento – primeira fase da obra, quando são colocadas estacas laterais de aproximadamente 1,50 m, que darão estabilidade para o canal – já foi praticamente concluído em toda a extensão da área beneficiada.

Obras avançam e expectativa é de que sejam concluídas no primeiro semestre de 2018

“O nosso prazo é que em maio do ano que vem a obra já esteja concluída. Porém, mais do que a parte física da obra, o que leva mais tempo é a questão humana, já que temos cerca de 25 casas que foram construídas em cima do canal, até garagem em cima do canal nós temos, e precisarão ser removidas total ou parcialmente para a continuidade das obras”, explicou Canuto

Para quem mora no local há muitos anos, o crescimento desordenado da área ocasionou grandes prejuízos para a área e a expectativa para que as coisas mudem é grande. “A gente sabe que têm casas que foram construídas aí em cima do canal, e que não devia ser assim. Mas, a gente espera que essas pessoas entendam que não podem continuar aí, elas estão sendo indenizadas pra isso. E a vida de todos nós vai mudar para melhor quando essa obra estiver pronta”, avaliou a moradora Ana Lúcia de Farias, de 55 anos, que mora na Travessa 3 de Maio desde que nasceu.

Para Dona Teresinha, que acompanhou o crescimento da via por 60 anos, a obra é mais do que um sonho. “Para quem mora aqui isso já parecia impossível. Foi a única vez que realmente vieram, prometeram e fizeram. É um sonho pra todo mundo daqui”, conclui com um sorriso no rosto.

Por Kennya Corrêa