Mulheres do Jurunas, Condor e Cremação são homenageadas com serviços

Mulheres dos bairros da Condor, Cremação e Jurunas aproveitaram o dia nesta terça-feira, 15, para cuidar da beleza, da saúde e até da aposentadoria e outros serviços jurídicos, durante o evento “Bem Te Quero”, em mais uma programação da Prefeitura de Belém em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Realizada por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, a programação reuniu mais de 140 mulheres, durante o dia inteiro, no Centrão da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Cremação.

Pela manhã, elas assistiram, em uma sessão de Cinema Ambiental, o documentário “Mulheres da Águas” que retrata a vida de mulheres pescadoras dos manguezais do Nordeste brasileiro. Teve ainda rodas de conversa sobre os temas: “Sociedade, Mulher e Meio Ambiente” com a coordenadora de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Claudia Kahwage; e “A saúde da mulher”, com a vereadora Enfermeira Nazaré.

“Que o mês de março seja não somente de comemorações, mas de reflexões de discussões sobre a condição da mulher e é isso que o Promaben está fazendo quando ele traz a gente pra fazer diversas discussões que dizem respeito à questão da mulher, a mulher empreendedora, a mulher que é agricultora, que é produtora, a saúde da mulher, autoimagem, autoestima, cidadania que é o que a gente precisa”, afirmou a vereadora Enfermeira Nazaré.

Para a coordenadora Adjunta do Promaben, Victória Veras, “o evento foi de grande importância tendo em vista todas as atividades realizadas. A gente conseguiu, em um dia, consolidar todas as ações do Governo da nossa gente, com atendimento jurídico, embelezamento, mensagens de empoderamento feminino e as atividades de cuidado social. ”

Serviços

O serviço mais procurado foi o de beleza, incluindo cortes de cabelo, tranças, maquiagem e design de sobrancelhas, ofertados pelo Instituto Embeleze e Estúdio de Beleza Élida Assis. Mas muitas mulheres aproveitaram para colocar a saúde em dia fazendo testes de Covid-19, HIV, hepatite e sífilis, verificação de pressão arterial e glicose e mamografia e preventivo PCCU, realizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Unidade Municipal de Saúde da Cremação e Universidade Estadual do Pará).

A UNINASSAU Belém ofereceu consultoria Jurídica, assistência social, psicológica e odontológica. Houve ainda atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Jurunas e Cremação, Banco do Povo e do Programa Renda, Cidadania e Combate à Pobreza da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho Emprego e Renda.

Oportunidade

A dona de casa Gleiciane Palheta da Silva Ferreira, 24 anos, mãe de um bebê de três meses, foi se inscrever no Bora Belém e aproveitou para fazer a sobrancelha. Segundo ela “ir no Cras seria mais complicado porque a gente tem que acordar cedo e encarar uma fila e tenho que levar o bebê pra onde ir. E vou aproveitar para fazer a sobrancelha porque mãe também tem que ficar bonita”. Maria Vera Lucia Santos, 68 anos, doméstica, aproveitou para tratar da aposentadoria e fazer exames de saúde. “Quero ver se consigo resolver as pendências dos documentos”, afirmou.